Adotados procedimentos para prestação de contas do ano passado

Controladoria Geral
Secom/Rodrigo Macedo

A Controladoria Geral do Município (CGM) de Ilhéus realizou, nesta quarta-feira, dia 18, no auditório Centro Administrativo, no bairro Conquista, um Ciclo de Orientações para procedimentos a serem adotados com vistas ao encerramento e prestação de contas do Exercício de 2017. O evento aconteceu nos turnos da manhã e tarde, com a participação de servidores técnicos representantes das secretarias e autarquias do Poder Executivo Municipal.

O Secretário de Relações Institucionais, Sérgio Santos, representou o prefeito Mário Alexandre no evento e ressaltou a importância da participação de servidores, gestores e da população no acompanhamento das contas municipais. “É importante que acompanhemos tudo o que acontece em nossa cidade. As contas, o balanço das realizações da atual gestão no ano de 2017, bem como os projetos para o ano de 2018. Tudo isso deve ser mostrado com a maior transparência possível”, orientou o secretário.

O Controlador Geral do Município, Alex Souza, fez uma exposição sobre atos de planejamento, legislação geral, Inventário de Bens Patrimoniais do Município, extratos bancários e conciliações, Demonstrativo dos Resultados Alcançados, Restos a Pagar de Exercícios Anteriores, dentre outros assuntos pertinentes às contas municipais.

Durante a manhã, foram abordados os Aspectos legais, normativos e práticos sobre prestação de contas anual ao TCM-BA; Rol de documentos que comporão a Prestação de Contas Anual do Exercício de 2017; Procedimentos, responsáveis e prazos relativos ao envio da prestação de contas anual através do Sistema de Processo Eletrônico (e-TCM/BA) e do Sistema Integrado de Gestão e Auditoria (SIGA).

E na parte da tarde, os tópicos analisados foram referentes ao Relatório anual de atividades dos Órgãos/Secretarias e Entidades do Poder Executivo Municipal; Questionários para apuração do Índice de Efetividade da Gestão Municipal de Ilhéus-BA (IEGM-BA 2017); Procedimentos, responsáveis e prazos relativos ao envio da prestação de contas anual através do Sistema de Processo Eletrônico (e-TCM/BA), do Sistema Integrado de Gestão e Auditoria (SIGA) e do Sistema IEGM-BA.