281 cirurgias já foram realizadas no novo hospital

Hospital Cista do Cacau
Secom/Clodoaldo Ribeiro

As filas de espera para cirurgias de vesícula, hérnia, útero e miomas estão quase zerados no território baiano, de acordo com os dados da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). A ação do Mutirão de Cirurgias reduziu as filas para procedimentos eletivos e as transformou em uma fila de resultados, informou o coordenador do mutirão, Deleon Francisco. Só em Ilhéus, foram realizadas 281 cirurgias de hérnia, vesícula, útero e mioma, no Hospital Regional Costa do Cacau, além de 20 mulheres encaminhadas para o Hospital da Mulher, em Salvador, através do Tratamento Fora do Domicílio (TFD), para o tratamento da endometriose.

“Essa conjunção de Estado e município vem trazer alívio para usuários do SUS que aguardam há bastante tempo à realização destes procedimentos cirúrgicos. Temos percorrido por todo o território baiano e o que temos presenciado é o resultado de um esforço em conjunto em prol da saúde da nossa população”, pontua o coordenador.

Resultados – Enquanto as primeiras cirurgias eram realizadas, a Central de Regulação da secretaria de Saúde (Sesau) de Ilhéus entrou em ação e complementou os exames solicitados, consultas e o que mais fosse necessário para que o paciente estivesse apto à cirurgia. O que resultou no aumento do quantitativo dos procedimentos realizados e mais pessoas beneficiadas. Segundo dados da Sesab, o mutirão atendeu 678 consultas médicas na primeira triagem, o que resultou em 463 cirurgias, das quais, 175 de vesícula, 131 de histerectomia, 96 de hérnia inguinal, 47 de hérnia umbilical e 14 de hérnia epigástrica.

Já na re-triagem, o órgão informou um total de 295 consultas médicas, 175 cirurgias marcadas, e mais 67 de vesícula, 76 de histerectomia, 32 de hérnias e 120 altas médicas, totalizando 281 cirurgias. “Antes o paciente aguardava pelos procedimentos médicos por até quatro anos. Agora, após a realização do Mutirão de Cirurgias, conseguiu resolver tudo em menos de dez dias”, comemora a secretária municipal de Saúde, Elizângela Oliveira.

O Hospital Regional Costa do Cacau iniciou suas atividades no dia 17 de dezembro de 2017 com o mutirão de cirurgias eletivas para Ilhéus e região cacaueira. Com 225 leitos, o hospital é a maior obra de saúde pública do sul da Bahia nos últimos 35 anos e vai atender as demandas de 70 municípios da região cacaueira. A unidade conta com atendimentos de urgência e emergência e surge como referência em traumatologia, ortopedia de média e alta complexidade, neurologia e neurocirurgia, cardiologia e cirurgia cardíaca, além de cirurgia de urgência.