SDS implanta CRAS Volante para atender interior

Atendimento às famílias que moram distante
Secom

Com objetivo de ampliar o acesso e incluir famílias que residem no interior do município nos serviços e programas sociais do Governo Federal, a secretaria de Desenvolvimento Social de Ilhéus implantou uma unidade móvel do Centro de Referência em Assistência Social - o CRAS Volante. O programa é agora responsável pela realização da busca ativa das famílias que residem em locais distantes das atuais unidades dos Centros de Referência da Assistência Social.

Inicialmente, 24 localidades, entre distritos e povoados - como Aritaguá, Banco Central, Banco do Pedro, Castelo Novo, Inema, Itariri, Pimenteira e Retiro - já estão recebendo as visitas domiciliares das equipes volantes, compostas por assistentes sociais, técnicos, orientadores e digitadores.

As equipes são adicionais e vinculadas ao Cras Norte, situado no Bairro Jardim Savóia. “É um trabalho de caráter continuado, que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir rupturas de vínculos e contribuir para melhoria da qualidade de vida”, destaca a socióloga Emily Ribeiro.

Nessa etapa, a previsão é atender a 40 localidades. “O objetivo é cobrir todo o território do município para garantir que as famílias em situação de vulnerabilidade social tenham acesso aos direitos sociais. Estamos montando mais uma equipe para expandir os serviços e atingir mais famílias”, informa Kuosme Macedo, gestor da Básica Complexidade.

A proposta desenvolvida é para estabelecer um vínculo com a população da zona rural, com visitas locais a cada quinze dias, diagnósticos dos perfis sociais das famílias, inserindo-as no Cadastro Único e ofertando serviços socioassistenciais de proteção básica, como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF).