SAMU já atende com quatro ambulâncias

Veículos recuperados
Secom

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Ilhéus já está atuando com quatro ambulâncias – sendo três unidades básicas e uma avançada – e uma motolância. A unidade tem sede na Avenida Litorânea Norte, no bairro do Malhado, e atende através do telefone 192, em regime de 24 horas.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Elizângela Oliveira, a normalização das ambulâncias do SAMU é resultado de uma série de medidas internas para a habilitação de uma unidade avançada e de manutenção dos carros, mediante processo de licitação, com total anuência do prefeito Mário Alexandre. “Recuperamos os carros que estavam paralisados e isso restabelece a nossa capacidade de atendimento à população”, acrescentou.

Por sua vez, Elizângela Oliveira afirmou que, ainda assim, a secretaria de Saúde trabalha para que o SAMU atinja a capacidade ideal para atendimento, que é dispor de seis ambulâncias e duas motolâncias. Nesse sentido, já foi solicitado ao Ministério da Saúde o desbloqueio para a liberação de novas ambulâncias para Ilhéus.

Sobre a atuação dos vereadores ilheense por melhorias na rede de atenção à Saúde, a secretária afirmou que a ação é altamente positiva e reforça as iniciativas em prol da saúde pública mais efetiva.  “Não temos dúvidas quanto à importância da parceria com a Câmara de Vereadores, cujos membros são lideranças populares que estão permanentemente em contato com os cidadãos”, salientou Oliveira.