Cidade
Projeto ´Sexta Sem Mosquito´ continua nos bairros e comunidades de Itacaré
Medidas para controle dos mosquitos

Crédito: Divulgação

A Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Saúde, continua com o projeto “Sexta Sem Mosquito”, intensificando o trabalho de combate à dengue nos mais diversos bairros e comunidades da sede e da zona rural. E nesta sexta-feira, dia 12, foi a vez de desenvolver o trabalho de orientação dos moradores e de eliminação da dengue nos bairros da Pituba I, II e III, Angelim e São Miguel. Nesses locais os técnicos da Secretaria de Saúde de Itacaré realizaram vistoria dos imóveis, orientação da população e a limpeza dos locais onde os mosquitos costumam procriar.

As ações de combate à dengue vêm sendo realizadas semanalmente nos bairros e em diversas comunidades, todas as sextas-feiras. O objetivo desse trabalho é orientar os moradores sobre os sintomas da dengue e as ações que devem ser adotadas pela própria comunidade para eliminar os potenciais criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Nesse mês de janeiro o trabalho será intensificado nas ruas do centro da cidade. Em fevereiro serão realizadas ações nos demais bairros e localidades, beneficiando e orientando mais comunidades de Itacaré.

O secretário municipal de Saúde, Ricardo Lins, explica que os mutirões são importantes não somente como forma de conscientização da comunidade, como também para atacar esses potenciais criadouros nesse período do ano com alta incidência de chuvas, onde historicamente há maior incidência de dengue. “Estamos intensificando os trabalhos e envolvendo a população para evitar a transmissão da doença”, afirmou.

E a comunidade pode ser um grande agente nesse combate à dengue. Para isso é preciso que não deixe água parada, destruindo os locais onde o mosquito nasce e se desenvolve, evita sua procriação, deixe sempre bem tampados e lave com bucha e sabão as paredes internas de caixas d'água, poços, cacimbas, tambores de água ou tonéis, cisternas, jarras e filtros, além de não deixar acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins, colocando areia fina até a borda do pratinho. As plantas que possam acumular água devem ser tratadas com água sanitária na proporção de uma colher de sopa para um litro de água, regando no mínimo, duas vezes por semana.

 

A comunidade também está sendo orientada para que não junte vasilhas e utensílios que possam acumular água (tampinha de garrafa, casca de ovo, latinha, saquinho plástico de cigarro, embalagem plástica e de vidro, copo descartável etc.) e guarde garrafas vazias de cabeça para baixo. Também é preciso que mantenha o quintal limpo, recolhendo o lixo e detritos em volta das casas, limpando os latões e mantendo as lixeiras tampadas. Não jogue lixo em terrenos baldios, construções e praças. Chame a limpeza urbana quando necessário. Retire sempre a água acumulada da bandeja externa da geladeira e lave com água e sabão. Lave e troque a água dos bebedouros de aves e animais no mínimo uma vez por semana, dentre várias outras ações, além de limpar frequentemente as calhas e a laje das casas, coloque areia nos cacos de vidro no muro que possam acumular água. 


Medidas para controle dos mosquitos

Crédito: Divulgação

 
Mais Notícias
   23/11/2017 - FMT se destaca no Simpósio do Crefito 7 com 11 trabalhos científicos
   21/11/2017 - Projeto recupera fachadas e pinturas no Quilombo Porto de Trás, em Itacaré
   21/11/2017 - FMT leva Feira de Neurociências para o Colégio Nossa Senhora da Piedade
   21/11/2017 - Reitora da UESC assina protocolo de intenção durante o Fórum Cacau 2035
   20/11/2017 - CDLs do Sul da Bahia têm novo presidente
   20/11/2017 - Caravana da Música compartilha arte, cultura e informações em Itacaré
   19/11/2017 - Vestibular da FMT oferece 890 vagas para 13 cursos de graduação
   13/11/2017 - FMT marcou presença no Congresso Brasileiro de Prevenção e Tratamento de Feridas
   7/11/2017 - Gincana revela talentos, empreendedorismo e inovação na Faculdade Madre Thaís
   7/11/2017 - Júri Simulado reúne estudantes de Direito no Fórum de Ilhéus
   1/11/2017 - Palestra da FMT aborda patrimônio cultural e economia criativa
   30/10/2017 - FMT implanta projeto para realizar de exame preventivo ao câncer uterino
   30/10/2017 - FMT promove treinamento em Atendimento na Parada Cardiorrespiratória
   26/10/2017 - Toma posse a primeira diretoria do Conselho de Turismo de Itacaré
   23/10/2017 - Diretoria do Conselho de Turismo de Itacaré toma posse nesta terça
   23/10/2017 - Inovação pedagógica na FMT cria oportunidades de ensino-aprendizado
   21/10/2017 - Secretaria do Meio Ambiente concede a primeira licença ambiental de Itacaré
   21/10/2017 - ´Pare para mim´ campanha da PRF será lançada em prol do GACC
   21/10/2017 - Faculdade Madre Thaís promove treinamento de Alta Performance
   21/10/2017 - Rui entrega Cipe e lança plano para revitalizar rio Cachoeira em Ibicaraí



© Jornal Bahia Online | Todos os direitos reservados.   Layout