Pawlo Cidade será empossado no cargo de secretário de Cultura

Pawlo Cidade
Secom

O escritor e dramaturgo Pawlo Cidade será empossado pelo prefeito Mário Alexandre no cargo de secretário de Cultura de Ilhéus. A solenidade está programada para as 15h30min do dia 17 deste mês, no Teatro Municipal, e deverá ser prestigiada por diversas personalidades ligadas ao movimento cultural da Bahia e da região sul. Funcionário de carreira da prefeitura, Pawlo Cidade é especialista em gestão cultural e escritor, com 15 obras publicadas.

Na oportunidade, será exibido o Programa Cultura 500 que é calcado nas ações que apontam direcionamentos para transformar Ilhéus numa cidade histórica e criativa. “Temos como meta garantir ações que visem criar programas e projetos culturais que permitam a inclusão, o empreendedorismo cultural, a diversidade, a preservação da memória e a valorização da produção cultural do município”, destacou.

Além de pedagogo, Pawlo Cidade é membro da Academia de Letras de Ilhéus e ocupa a cadeira 13 que era do escritor Jorge Amado. À frente da Secretaria de Cultura, Pawlo Cidade diz que tem como meta atualizar e finalizar o inventário do patrimônio material e imaterial da cultura do município. “Vamos discorrer sobre a necessidade desse cadastramento como base para um trabalho eficiente que amplamente os segmentos culturais locais”, acentuou.

O gestor cultural aponta algumas parcerias que deverão ser firmadas com órgãos governamentais. “Temos projetos para captar recursos financeiros ligados de fundos de cultura e de verbas públicos federais, estaduais e privados para o programa.  Entendemos que a produção cultural associada ao turismo deve colocar Ilhéus em destaque como “cidade criativa”, ampliando as possibilidades de geração de emprego e renda para o município”, lembrou.