Para reajuste de 40 centavos, empresas tiveram que investir 6 milhões

Investimento para a população
Secom/Clodoaldo Ribeiro

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, disse hoje (29) que, para além do ganho de qualidade no serviço de transporte público do município – com a colocação em 60 dias, no máximo, de 20 ônibus novos com ar condicionado e internet integrados ao sistema – será preciso avançar na melhoria do serviço prestado à população. “Precisa melhorar e vai melhorar”, disse o prefeito, anunciando que o governo municipal estuda a integralização do transporte, com uma permanente renovação de frota, implantação de uma Estação de Transbordo e o desenvolvimento de um aplicativo que permitirá o usuário saber, em tempo real, a localização de veículos disponíveis para o itinerário de seu interesse.

Há dois meses, a Prefeitura apresentou a primeira etapa do estudo sobre as deficiências do sistema de transporte coletivo de Ilhéus e um programa de mudanças que signifiquem mais conectividade, mobilidade e confiabilidade do sistema junto aos usuários. “Isso mostra a nossa disposição em atender as reivindicações de quem efetivamente usa o sistema”, declarou.

O trabalho é resultado de uma reivindicação feita pelo prefeito às empresas detentoras da concessão em Ilhéus, que contrataram uma consultoria, diante das críticas feitas pela população, insatisfeita com o serviço. O engenheiro Marcos Nerbass conheceu in loco o funcionamento do sistema de transporte público de Ilhéus e, durante quatro meses, definiu o serviço como “irracional, desconectado e com graves problemas”, apesar de uma “cobertura boa e acessibilidade ruim”.

Singularidades - Especialista do tema há quase 30 anos, o engenheiro Marcos Nerbass foi secretário de Planejamento de Lages (SC) e já atuou como consultor em municípios como São Paulo, Ribeirão Preto, Bauru, Florianópolis, Blumenau, Brasília e Região Metropolitana de Curitiba. Ele apresentou um conceito de sistema que define como eficiente para Ilhéus, inclusive com a criação de uma Estação de Transbordo em substituição do Terminal Urbano, mas assegura que cada local tem suas especificidades que precisam ser respeitadas nas próximas etapas do planejamento.

Hoje em Ilhéus o sistema atende diariamente a 38 mil usuários na zona urbana e seis mil na zona rural. A frota de 120 veículos, no entanto, é usada de forma desordenada, com fortes impactos negativos na prestação do serviço. “É preciso conectar a cidade. Não pode continuar a acontecer como, por exemplo, no Teotônio Vilela, quatro ônibus juntos saindo num mesmo horário, e depois uma hora de espera para a chegada de outros”, criticou. “Tem que haver regularidade, bom serviço e pontualidade”, completou.

Neste sábado (30), a tarifa – que é de R$ 3,10 - passará para R$ 3,50, após um ano de congelamento, atendendo a um parecer favorável do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (Comutran). Para autorizar o acréscimo de 40 centavos na tarifa, a Prefeitura exigiu a contrapartida de um investimento a curto prazo de R$ 6 milhões, com a aquisição dos novos ônibus. Os dez primeiros – da concessionária Viametro – já chegaram. A São Miguel já encomendou o lote junto à montadora, que viabilizará a entrega após o período de férias coletivas, em São Paulo.

Tarifas em outras cidades - Com uma extensão territorial bastante complexa, Ilhéus tem singularidades na prestação do serviço. A definição do valor da tarifa única passa por cálculos que incluem insumos, reajuste de combustível e distâncias médias nas zonas urbana e rural, esta última, bastante representativa. Enquanto que desde janeiro do ano passado, a tarifa em Ilhéus custa 3,10, neste mesmo período, por exemplo, o valor da tarifa em Vitória da Conquista é de R$ 3,30, devendo ser reajustado em breve. Em Feira de Santana, a aquisição de créditos no Cartão Inteligente, passou a custar em janeiro de 2017 R$ 3,32. À dinheiro, R$ 3,65.