Drone vai auxiliar trânsito no Réveillon

Ponte ainda é o principal gargalo
Secom/Rodrigo Macedo

O trabalho de monitoramento das principais avenidas de Ilhéus vai ganhar um auxílio importante durante os festejos de Réveillon. Um drone, uma espécie de aeronave não tripulada que registra imagens em tempo real, vai auxiliar os agentes de trânsito que vão trabalhar nos horários de grande movimento.

De acordo com o diretor da Sutran, Gilson Nascimento, o equipamento terá como base a rótula da Praça Cairu, no centro, sobrevoando regiões no entorno de três quilômetros. “Isso nos permitirá agir de forma mais rápida, identificando gargalos e trabalhando para evitar grandes congestionamentos”, explica.

Além do equipamento, a Sutran também vai posicionar agentes de trânsito em pontos estratégicos, como nos mirantes do Plano Inclinado e do bairro Teresópolis, para controlar do alto regiões estratégicas como a Ponte e a Avenida Lomanto Júnior, no Pontal. Este é o único acesso do centro para a zona sul de Ilhéus, onde se concentra boa parte da rede hoteleira e onde estão previstos diversos festejos de réveillon.

Dinâmico - Nascimento revela ainda que a estratégia de monitoramento e circulação de veículo poderá sofrer alterações de acordo com a demanda identificada pelas autoridades de trânsito. “Em alguns momentos, por exemplo, poderemos liberar o acesso à avenida Princesa Isabel para quem chega via BR 415. Outros momentos, podemos apresentar novas alternativas e orientações. Vai depender do fluxo”, explica.

As orientações que já vêm sendo testadas em diversas áreas da cidade, como praça Cairu e avenida Itabuna serão mantidas pela Sutran. Na avenida Itabuna, haverá um controle absoluto sobre conversões irregulares à esquerda. Por exemplo: quem vem da Rodoviária sentido centro, não poderá ter acesso liberado via avenida Ubaitaba. Acesso só via sinalização semafórica.

Medidas mantidas - Na praça Cairu, a Sutran vai manter o impedimento de troca de pista, posicionando cones em toda a extensão da artéria. “A ação tem gerado bons resultados e vai continuar”, informa Gilson Nascimento. Segundo a Ciretran, estão cadastrados 41.826 veículos em Ilhéus. Durante o verão a cidade chega a registrar de 80 a 100 mil veículos circulando pelas ruas da cidade.