Prorrogado prazo para cadastramento do BPC idoso

Aviso da prorrogação
Reprodução

O prazo para cadastramento dos idosos beneficiários do BPC no CadÚnico, que era até o final deste ano, foi prorrogado para dezembro de 2018. A portaria Interministerial n° 5/2017, foi publicada nesta terça-feira (26) no Diário Oficial da União.

A Prefeitura de Ilhéus por meio da secretaria de Desenvolvimento Social vem convocando os beneficiários e realizando mutirões desde o início do ano para realizarem a inscrição. O cadastro deve ser feito na sede da SDS, na Rua Vereador Mário Alfredo S/N, bairro Conquista, de segunda a sexta, das 7h às 13 horas, sala 01. O trabalho vai continuar.

A obrigação é devido a uma portaria publicada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), que determina que “idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência que recebem o BPC e que ainda não estão inscritos no CadÚnico façam o cadastramento”, destaca Soane Galvão, secretária de Desenvolvimento Social.

Lembrando que o BPC é o benefício que a pessoa não recebe o 13º salário. O CadÚnico é a porta de entrada para os programas sociais, é um instrumento que identifica as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica de cada uma delas. Nele, são registradas as características da residência, a identificação de cada pessoa, a escolaridade, a situação de trabalho e renda, entre outras informações.

A coordenadora do setor de benefícios especiais, Alba Magnólia, ressalta que é importante que os beneficiários compareçam na sede da SDS o quantos antes para realizarem o cadastro.

Documentos – Os idosos e as pessoas com deficiência devem levar os seguintes documentos originais, inclusive das pessoas que moram na casa: RG, CPF, comprovante de residência, telefone para contato, carteira de trabalho (idoso não precisa), título de eleitor (idoso não precisa), laudo médico com o CID (idoso não precisa). Para mais informações entre em contato pelo telefone (73)3234-5861.