Chat da Notícia

Novos Cidadãos Ilheenses
Clodoaldo Ribeiro

Novos Cidadãos Ilheenses

A Câmara Municipal de Vereadores realizou sessão especial para a outorga do Título de Cidadão Ilheense, no último dia 15, no auditório da Faculdade de Ilhéus. Cinquenta e cinco personalidades locais e também externas foram agraciadas com a honraria, durante solenidade presidida pelo vereador Lukas Paiva e com a presença de toda a bancada legislativa. Dentre os homenageados, estão o prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, o juiz aposentado Marcos Bandeira, os médicos Mário Alves de Souza, Viriato Correia Neto, Nilson Roberto Oliveira Júnior e Marcos Vinicius Gonçalves Pinto, a senadora Lídice da Mata e os deputados federais Antonio Brito e Alice Portugal, que se fizeram presentes. Além deles, os secretários de Fazenda e de Saúde, Adriano Sales e Elizângela Oliveira, os empresários Antonio Marcos Campos, Trajano Lavigne, Maximilian Frisso, Rafael Moreira, Ricardo Alban (presidente da Fieb), os policiais militares major Rivas Queiroz Júnior, major Washington Fonsêca, capitã Jaqueline Alves dos Santos, o delegado da Polícia Federal, Mário Vinicius Lima, artista plástico Carlos Moura (Makalé), Roque Silva Lima, entre outros. A sessão foi prestigiada pelo deputado federal Bebeto Galvão, o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Vivaldo Mendonça, e a prefeita de Ubaitaba, Soeli Carneiro.

HOSPITAL Regional

O governador Rui Costa, o vice João Leão e o prefeito Mário Alexandre inauguraram, em Ilhéus, o Hospital Regional Costa do Cacau, construído no bairro Banco da Vitória. A obra é histórica. Mas não apaga o anseio da comunidade ilheense de manter uma unidade de emergência nas instalações do Hospital Geral Luiz Viana Filho, no bairro da Conquista. O projeto de implantação da unidade materno-infantil é louvável. Mas no equipamento há espaço suficiente para o pronto atendimento de emergência. Essa economia do Estado não faz sentido diante da conjuntura da saúde pública.

Homenagem a PAULO CARLETTO

O empresário Paulo Carletto, diretor executivo do Grupo Brasileiro, foi homenageado com uma missa em ação de graças, pelo transcurso de seu aniversário, dia 11 de dezembro, em Itabuna. O padre Acácio comandou a celebração, que contou com a presença maciça de funcionários da Rota Transportes. Na oportunidade, falaram ainda o colaborador da empresa, Pedro Santos, e Elaine Carletto, que o agradeceu pelos 22 anos de convivência e pelos filhos Maria Paula e João Paulo. Paulo Carletto é executivo das empresas do Grupo (Rota, Cidade Sol, Viametro, Expresso Brasileiro, Cidade Real, entre outras), e no início deste mês foi reeleito presidente da Abemtro – Associação Baiana das Empresas de Transporte Coletivo.

Governador faz história

O governador Rui Costa entra para a história com a inauguração do novo Hospital Regional Costa do Cacau, cuja construção foi iniciada no final de 2015. A solenidade, realizada no dia 15, atraiu deputados federais e estaduais, senadores, prefeitos e ex-prefeitos, vereadores e outras lideranças políticas. O governador enfrenta uma pressão comunitária para manter a unidade de emergência do Hospital Geral Luiz Viana Filho e prometeu ajuda ao prefeito Mário Alexandre para a recuperação e funcionamento da rede local de atenção básica à saúde. Ainda na sexta-feira, o governador promoveu show de reabertura da Concha Acústica de Ilhéus, inaugurada em 1988, pelo então prefeito Jabes Ribeiro, sob inspiração do paisagista Burle Marx.

Movimento 

A Editus – Editora da UESC - apresenta um novo título especial para crianças, A Escola de Luisa, de autoria de Mel Teófilo e ilustração de Cris Toya. O livro infantil conta a história de uma escola diferente, formada apenas por animais e traz referências de autores como Guimarães Rosa e Graciliano Ramos. Os interessados podem acessar o site www.uesc.br/editora ou fazer contato pelo telefone (73)3680-5240.

Temporada de Cantatas de Natal nas escadarias do Palácio  no comércio central de Ilhéus, com diversos corais, a partir das 18h30min. A programação inclui, nesta quarta-feira, dia 20, apresentação especial da Banda da Polícia Militar com seu repertório festivo de Natal. No dia 21, os corais da Igreja Batista Lindinópolis e do Conservatório Shubert. Já no dia (22), se apresenta o Coral Vozes de Júbilo, da Igreja Batista Memorial.


As 90 crianças da Escola São João Bosco, no Banco da Vitória, em Ilhéus, receberam muitos brinquedos ofertados pela Associação Brasileira para o Desenvolvimento Comunitário, Human Network do Brasil, durante a festa natalina e de encerramento do ano letivo. O propósito da ong foi tornar o natal destas crianças mais alegre, diante da situação de pobreza que a maioria delas vivencia.