Chat da Notícia

Nelson Maca, Rui Póvoas, reitora Adélia Pinheiro e Rita Virgínia na abertura da Feira do Livro
Sabrina Nascimento

Feira Literária da UESC

A 5ª Feira Universitária do Livro da UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz), realizada na semana passada, movimentou o mercado editorial da região. O evento foi aberto no dia 05, no Centro de Artes e Cultura, com as presenças da reitora Adélia Melo, dos ex-reitores Joaquim Bastos e Margarida Fahel, e do diretor da Fundação Pedro Calmon, Zulu Araújo. Vinte e sete livros foram lançados na abertura, com a presença de seus autores. A iniciativa da Editus – Editora da UESC – reuniu o professor e escritor Ruy do Carmo Póvoas, com mais de 10 livros publicados, e o também professor, escritor e fundador do Coletivo Blackitude: Vozes Negras da Bahia, Nelson Maca, para um bate papo sobre o tema “Por uma Leitura mais Social”, que arrancou aplausos da plateia.  A feira já faz parte do calendário oficial da Universidade e se consolida como o maior evento literário do Sul da Bahia, comprometido com a construção de um país de leitores.

 

HOSPITAL do Cacau

 

O governador Rui Costa e o vice João Leão desembarcam em Ilhéus nesta sexta-feira, dia 15, para a inauguração do novo Hospital Regional Costa do Cacau, construído no Banco da Vitória. A obra é um alento para a tão combalida saúde pública. Por outro lado, um movimento se formou para tentar impedir o fechamento do Hospital Geral Luiz Viana Filho, que há quase 50 anos é uma referência para Ilhéus e região. Quando se inaugura um hospital e fecha outro, a sensação é de que a comunidade nada ganhou. Apenas, subsitui. Simples assim.

Show de Lazzo e Dilazenze

A Feira do Livro da UESC foi recheada de atrações culturais e muitas performances. O cantor baiano Lazzo Matumbi emocionou o público durante show realizado no Teatro Municipal de Ilhéus, na noite do dia 06/12, com entrada gratuita. O espetáculo faz parte do projeto “O violão e a palavra”, da Fundação Pedro Calmon.   A abertura foi feita pelos músicos e pesquisadores Juvino Alves Filho e Alexandre Vargas, da Orquestra Orgânica. O grupo afro Dilazenze, de Ilhéus, também se apresentou durante a feira literária, ilustrando o evento com música e dança.

 

NOVOS Livros

Dentre os novos títulos lançados na Feira 5ª Feira Literária estão História e Memórias do Instituto Nossa Senhora da Piedade, organizado por Renê Albagli com os autores Anarleide Cruz e Carlos Roberto Arléo Barbosa; Migrações e Identidades: Várias Óticas e Novas Perspectivas, organizado por Maria Luiza Santos, Clodoaldo Anunciação e Vanessa Cavalcanti;    Representações do Escondido: o Real Oculto e o Dado Evidente, de Ruy Póvoas; José Dantas de Andrade, Dantinhas, Zé das Antas: Um Olhar Sobre o Campo e a Cidade, de Jorge Araújo; Manuel Lins, o Canto da Eterna Esperança, de Antônio Lopes, entre outros. 

 

Movimento 

A UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia) tornou-se ponto de entrega voluntária de resíduos recicláveis para acolher lixo como plásticos, papéis, alumínio, buchas sintéticas, eletroeletrônicos, óleo de cozinha e pilhas. Cada campus é parceiro de uma Associação que se encarrega de recolher e transportar o material para a reciclagem. Grande iniciativa.

Muitas instituições fazem adesão à campanha da coleta seletiva, passam um tempo e depois desistem. Achamos que não será o caso da UFSBa. Realmente, é um trabalho que se agrega, mas a causa vale a pena. Seria bom que outras instituições de ensino também adotem a campanha assim como a Federal do Sul da Bahia.

A coleta seletiva de materiais recicláveis contribui para reduzir a quantidade de lixo produzido e despejado nos lixões, a poluição e contaminação do ambiente por metais pesados, em especial, do solo e dos lençois freáticos; para a redução do consumo de recursos naturais, e para a geração de renda de diversos profissionais.

valeriodemagalhaes@gmail.com

Para acessar as outras fotos, basta clicar sobre elas