Recuperação das fachadas marca o aniversário do Porto de Trás, em Itacaré

Porto de Trás
Divulgação

O bairro do Porto de Trás, um dos mais antigos de Itacaré, completou no último sábado 280 anos de existência. E para comemorar a data foi realizada uma grande festa, iniciando com uma alvorada, celebração de missa, a tradicional feijoada de confraternização com os moradores, além de apresentações artísticas e culturais resgatando a história do local.

O aniversário também foi marcado pela realização do Projeto Kolorir, uma ação da Prefeitura de Itacaré, em parceria com a Brasilux Tintas e Rural Vet, que teve como objetivo tornar o Quilombo Urbano Porto de Trás num ambiente mais colorido, bonito, alegre e com mais qualidade de vida, para resgatar a história e a cultura do local. Como parte do projeto foi feita a recuperação dos meios fios, fachada e pintura das casas, deixando o local ainda mais bonito.

A proposta foi fazer um trabalho de forma coletiva, em sistema de mutirão e com a participação de todos os moradores que querem o Porto de Trás cada vez mais bonito. Além de participar da pintura, o morador teve o direito de escolher a cor que mais gostava para pintar a fachada de sua casa. E na festa de aniversário não faltou animação e o melhor da cultura do Porto de Trás, com o tradicional Bicho Caçador, apresentações dos grupos Unidade, resgatando a história dos quilombos, o Le Dum, com instrumentos musicais feitos com objetos reciclados, além de grupos de dança e o samba de roda com a participação da comunidade.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, destacou que além das belezas naturais, o Porto de Trás tem uma grande e rica história, cultura e tradição folclórica que precisa ser valorizada e mostrada aos turistas. Mas para atrair os visitantes era preciso melhorar o espaço e deixar o local mais bonito, mais colorido e com muito mais vida. Daí a ideia de desenvolver esse projeto coletivo que visa resgatar a história do quilombo urbano, garantir mais qualidade de vida aos moradores e transformar de fato essa rua num ponto turístico.