Rui e Mário visitam CSU e áreas estudadas para implantação da UPA

Visita surpresa
Secom/Clodoaldo Ribeiro

Dona Norma, de 71 anos, quase não acreditava. “Como assim? Um governador caminhando tranquilamente assim em minha rua? Isso nunca aconteceu antes, meu Deus”, comemorou com os vizinhos. A rotina do Centro Social Urbano (CSU), na Barra, zona norte de Ilhéus, mudou neste sábado (16), às 8 da manhã. Levado pelo prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, o governador visitou as instalações do CSU e anunciou a requalificação o equipamento. Das janelas e das portas de casa, as pessoas acenavam.

Rui Costa solicitou ao prefeito Mário Alexandre um projeto de engenharia para a implantação de duas unidades do Programa Saúde da Família (PSF) nos módulos já existentes no local e anunciou que o governo do estado vai murar e recuperar o passeio que cerca toda a área de 38 mil metros quadrados do equipamento do estado.

A contrapartida da Prefeitura será recuperar o prédio onde funciona uma escolinha municipal e criar espaços de atendimento ao público com serviços sociais e de lazer. “Aqui voltará a ser um centro social urbano. No entanto, será mais moderno, contemporâneo, atendendo as necessidades dos dias de hoje”, afirmou o governador.

No espaço também está prevista a construção de um Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), um equipamento multiuso para a prática de esportes voltados à iniciação esportiva e ao esporte de alto rendimento, estimulando a formação de atletas em áreas de vulnerabilidade social. 

Terreno para a UPA - Um dia depois de anunciar a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Porte3, em Ilhéus, o governador Rui Costa e o prefeito Mário Alexandre visitaram terrenos que podem vir a abrigar o investimento. A nova UPA contará com salas de isolamento, salas de medicação e nebulização, assim como ala de urgência e emergência com leitos totalmente equipados para monitorar os pacientes. A equipe clínica será composta de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, assistente social, farmacêutico, técnico de raio-X e administrativo. Uma luta do governo do estado com apoio da bancada federal baiana, a UPA será mais um importante equipamento que servirá para filtrar o perfil de atendimento que será feito no novo Hospital Costa do Cacau. Como o custo operacional de uma UPA é bastante alto, o governador já anunciou também que metade do valor para o pleno funcionamento será repassado mensalmente pelo estado.

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, voltou hoje a destacar a parceria estabelecida com o governador em todos os setores a gestão pública, mas, em especial, na saúde. Ontem (15), ao inaugurar o Hospital Costa do Cacau, Rui Costa garantiu ajuda para recuperar todos os postos de saúde do município.  “Faça a conta, apresente ao Fábio (Vilas Boas, secretário estadual da Saúde) e o que faltar eu complemento”, assegurou. “Quero que coloque todos em funcionamento em 2018 para eu inaugurar com você”, completou. De acordo com o governador, a assistência básica é prioridade da saúde pública. Em um primeiro degrau, o posto de saúde. Em segundo, as Policlínicas e, em terceiro, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).