Começa a temporada de transatlânticos

Porto movimentado
Secom/Clodoaldo Ribeiro

A temporada de transatlânticos em Ilhéus começou hoje (11). Quando o navio Costa Favolosa atracou às sete e meia da manhã no Porto de Malhado, em Ilhéus, deu início à lista dos 21 navios que visitarão a cidade, até março, na temporada 2017/2018. Em poucos minutos, turistas brasileiros e estrangeiros começaram o dia visitando pontos históricos de Ilhéus. As ruas ganharam uma movimentação diferente. A história, os cenários e o contato mais próximo com os moradores da cidade impressionaram os visitantes. A economia da cidade ganhou otimismo.

Em linhas gerais e com base no Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) estima-se que entre receptivo, restaurantes e comércio em geral, cada turista deixe na cidade algo em torno de R$ 200,00 por dia de permanência. Nos 21 transatlânticos confirmados para atracar em Ilhéus, a cidade receberá 72.297 passageiros. “A sensação que a gente fica é que o verão, de fato começou”, anima-se a artesã Ana Maria de Paula.

Organização - Para atender a um aumento considerável de pessoas nas ruas, ônibus, taxis e vans que passam a circular em grande número entre o porto e a área histórica da cidade, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Sutran) elaborou um minucioso planejamento, disponibilizando áreas específicas para estacionamentos específicos. “A medida visa, sobretudo, não mudar de forma considerável a rotina dos ilheenses mas, também, oferecer conforto e segurança a quem nos visita”, revela o diretor, Gilson Nascimento.

“O novo reordenamento no trânsito ficou perfeito, muito bem organizado”, elogiou o taxista Arlindo Oliveira. Atuando há mais de 30 anos no trânsito de Ilhéus, ele lembrou que o turista que chega tem agora a opção de escolher o carro que quiser, sem precisar um alinhamento de carros. “Já no porto, nós recebemos uma ficha e trabalhamos com uma sequência, tendo que obedecer isso”, disse.

Turista ansioso - “Antes aqui, era muito bagunçado! Era complicado trazer os turistas para o centro histórico”, lembrou o motorista de ônibus Juscelino Souza. O motorista de Van Francisco Vasconcelos, que há 12 anos trabalha durante a alta estação, elogia a decisão da Prefeitura em disponibilizar um estacionamento exclusivo para eles. “O turista fica ansioso para chegar ao centro. Saber que tem um lugar para parar, isso facilita o atendimento”, afirmou.

Além do Costa Favolosa, hoje, o MSC Musica atracará no dia (17) e retorna nos dias 04 e 18 de janeiro e finaliza nos dias 1 e 15 de fevereiro. O MSC Preziosa fará o maior número de paradas na cidade, num total de 12. O luxuoso transatlântico chegará ao próximo dia 19 e retorna dia 26 de dezembro. Ancora novamente nos dias 10, 17, 24, 31 de janeiro e, em fevereiro, o navio atracará nos dias 7, 14, 21 e 28 e finaliza sua temporada no dia 7 de março. O navio cruzeiro The atracará no dia 14 de fevereiro; o Veedam, dia 16 e o Midnatsol, no dia 21 de março, encerrando a temporada de transatlânticos.

Entre as boas notícias deste ano está o aumento de mais quatro navios com escala no Porto de Malhado no comparativo com o ano passado, passando de 17 para 21 paradas na cidade.

Pelo mar e pelo ar – Para além dos transatlânticos, uma campanha promocional do Governo da Bahia estende o tapete para o turismo de Ilhéus no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A ação tem por objetivo promover um voo para Ilhéus no próximo dia 16.  E por falar em voos comerciais, as empresas aéreas que atendem ao Aeroporto Jorge Amado, também já anunciaram o aumento no número de voos durante a alta estação.