Chat da Notícia

O promotor Paulo Figueiredo homenageia o policial do meio ambiente Leandro Souza dos Anjos
Clodoaldo Ribeiro

Prêmios pelo Meio Ambiente

A 11ª Promotoria do Meio Ambiente e Direitos do Consumidor do Ministério Público do Estado, em Ilhéus, comandada pelo promotor Paulo Eduardo Figueiredo, realizou a segunda edição anual dos destaques operacionais do 2° pelotão da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA), no dia 30 de novembro, no Centro de Convenções. O evento aconteceu numa parceria com a Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias de Educação e de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, e o Abrigo São Vicente de Paulo. Este ano, o tema foi o combate à poluição sonora. Estudantes da rede pública foram premiados pela classificação obtida no concurso de redação. A solenidade contou com as presenças da Procuradora-Geral de Justiça em exercício, Sara Mandra Ruscioleli, do vice-prefeito José Nazal Soub,  do coronel Humberto Costa Sturaro Filho, comandante da Polícia Militar Especializada, do padre Aldemiro dos Santos, presidente do Abrigo, a secretária de Educação, Eliane Oliveira, major Cleber Santos da Silva, comandante da Cippa, e o superintendente municipal de Meio Ambiente, Emílio Gusmão. A ação simboliza resultado de ações do MP do Meio Ambiente e democratiza a mobilização comunitária em torno da sustentabilidade.

ESTRADA do Chocolate

O vice-governador João Leão assinou o contrato para implantação do projeto da Estrada do Cacau e do Chocolate, ao longo da Rodovia BA-262, entre os municípios de Ilhéus e Uruçuca. A ideia tem sido discutida há pelo menos cinco anos e agora promete sir do papel. O projeto é estratégico para o turismo rural e para fortalecer o projeto do selo geográfico “Cacau de Origem”. O convênio foi assinado com a Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), através do presidente Rafael Espírito Santo. O secretário municipal de Turismo e Esportes (Sertur), Roberto Lobão, testemunhou o fato.

 

AMIGOS do Abrigo

O presidente do Abrigo São Vicente de Paulo, padre Miro Sena, fez a entrega do Título Amigo do Abrigo e das Comendas Vicentinas Escarlates e Vicentinas Celestiais a pessoas e instituições que tenham prestado relevantes serviços à entidade acolhedora dos idosos de Ilhéus. O Abrigo tem 101 anos de história e é uma das entidades filantrópicas mais sólidas de Ilhéus.

Foram homenageados, o major Robson Faria da Silva, comandante da 68ª Cia. de Polícia, o agente de trânsito Isaac Vinhas, o gerente do Centro de Convenções, Rildo Mota, Mariana Kruschewsky Bastos, o ex-secretário de Educação, Paulo Moreira, Carol Araújo, da M21 Publicidade, a juíza de Direito Emanuelle Vita, coronel Serpa, da 13ª Ciretran, o médico voluntário Paulo Melo, jornalista Valério de Magalhães, e o mestre de cerimônia Edjan Duarte.


MÉRITO Policial

O soldado Leandro Souza dos Anjos obteve o melhor desempenho operacional em 2017 e recebeu a “Carta de Elogio ao Mérito Policial Militar”, instituída pelo Ministério Público. A cada ano, o promotor Paulo Figueiredo concede certificados aos policiais que se destacam no trabalho de proteção ao meio ambiente. Desta vez, foram classificados pelo combate à poluição sonora em Ilhéus.

Além de Leandro, foram agraciados os soldados Bruno Nunes Fagundes, 2º lugar; William Santos Smith, 3º lugar; cabo Eliton Souza de Santana, 4º lugR; e Luis Carlos Sérgio Cupertino, 5º lugar. O vice-prefeito José Nazal reivindicou ao comandante da PM a instalação de uma Companhia Independente da Polícia Ambiental sediada em Ilhéus, pela importância do município no contexto do meio ambiente. O pelotão local é subordinado à Cippa Porto Seguro.

 

Movimento 

Os Correios lançaram sua operação na área de telefonia móvel na Bahia. A primeira fase do projeto prevê a oferta do serviço em duas agências de Salvador, totalizando 42 unidades até o final do ano. No momento, o “chip amarelinho” está operando em mais de 1.000 municípios no país. A meta é alcançar todo o Brasil até abril de 2018.


Está aberta 4ª Exposição de Presépios Natalinos do Mundo, na Casa de Arte Baiana, localizada na Rua Antônio Lavigne de Lemos, no centro de Ilhéus.  A mostra tem presépios de diversos países, escolhidos pelo colecionador Michael Eckes. Vale a pena visitar.


Um acordo de cooperação técnica foi assinado entre a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e o Instituto Federal Científico e Tecnológico Baiano (IFBaiano) para o compartilhamento da estrutura do Centro de Tecnologia de Alimentos do instituto, de recursos e de outros espaços laboratoriais.

valeriodemagalhaes@gmail.com

Para acessar as outras fotos, basta clicar sobre elas