Primeiras cirurgias do Hospital Costa do Cacau serão dois dias após inauguração

Modernos equipamentos já estão prontos para ser usados
Secom/Clodoaldo Ribeiro

As primeiras cirurgias que serão realizada no Hospital Costa do Cacau, em Ilhéus, a partir do próximo dia 17, serão histerectomia, que consiste na remoção de parte ou da totalidade do útero; hérnia umbilical, feito através de uma pequena incisão, cujo tecido é retornado para a cavidade abdominal e a abertura é costurada; e vesícula biliar, que remove “pedras” (cálculos) responsáveis por inflamações agudas, fortes dores e até infecções abdominais. As intervenções que fazem parte da última etapa em 2017 do Mutirão de Cirurgias, serão antecedidas de consultas pré-operatórias que acontecerão na Praça Soares Lopes, ao lado da Igreja Catedral, em Ilhéus, de 12 a 14 próximos.

Para ser atendido, procure a Secretaria da Saúde da sua cidade para cadastro na Lista Única do Governo do Estado. A idade para atendimento no Mutirão é de 14 a 65 anos e pessoas que possuem mais de um fator de risco ou patologias como: diabetes, hipertensão ou obesidade são encaminhadas para realizar a cirurgia em outras unidades especializadas. Saiba mais em mutiraodecirurgias.saude.ba.gov.br

Os pacientes que farão cirurgias de vesícula precisam estar em jejum para a realização do exame de ultrassonografia (USG). Para as mulheres que farão o procedimento de histerectomia, será preciso levar o exame preventivo atual, e se ainda menstruam, devem levar também o exame Beta HCG. Além disso, todos devem levar exames laboratoriais e outros que possuam.

Onde procurar - Os interessados devem procurar o posto de saúde mais próximo ou a central de regulação, apresentando original e cópia da carteira de identidade (RG), cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de residência e a requisição médica. É imprescindível ainda providenciar e levar exames atualizados de sangue e, no caso das mulheres, o preventivo, e, caso ainda menstruem, o Beta HCG. Os demais exames, como elecardiograma (ECG), Raio-X (RX) e ultrassonografia (USG), podem ser realizados gratuitamente na própria unidade móvel (caminhão) do mutirão de cirurgias. 

A ação, empreendida pela Prefeitura de Ilhéus, conta com a parceria do Governo da Bahia, por meio do programa Saúde sem fronteiras. A secretária municipal, Elizângela Oliveira, avalia que a iniciativa visa acelerar o atendimento de procedimentos cirúrgicos nessas especialidades, respondendo gradativamente a uma histórica demanda do município. “Como diz a nossa campanha: é mais saúde e menos fila”, acrescentou. 

O Hospital Costa do Cacau será inaugurado no próximo dia 15. Com mais de 230 leitos, a unidade atenderá as demandas da região cacaueira em urgência e emergência. Além disso serão realizadas cirurgias eletivas de alta complexidade, incluindo as cirurgias cardíaca, neurológica e ortopédica.