3º Surf Treino atrai público e recebe o projeto ´Informar para não afogar´

Informação para reforçar a prevenção
Secom/Clodoaldo Ribeiro

Na Praia de Batuba Vagão, em Olivença, o final de semana foi de sol quente, gente bonita e ondas convidativas. Ingredientes perfeitos que marcaram a terceira edição do Surf Treino, realizado nos dias 2 e 3 pela Associação Olivença de Surf. O evento reuniu cerca de 300 pessoas e contou com as categorias Open, Gromets, Master, Bodyboard, Feminino e Espuminha. O Instituto Marolas apresentou o Teatro Crianças de Olivença e a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), trouxe o Rap da Sobrasa, que fala sobre os perigos do afogamento.

Também presente no evento, o projeto “Informar para não afogar” que visa informar a fim de reduzir a ocorrência de afogamentos nas praias do município. O coordenador do projeto, Domingos Madureira, detalha que a frequência praticamente triplica no verão e por isso, o projeto cumpre o papel de levar informação ao banhista. “Eles ouvem as palestras que abordam os índices de afogamentos e as medidas de prevenção. Participam também de atividades práticas como primeiros socorros e técnicas de salvamento aquático”, explica.

Resultados – Na categoria Bodyboard, o 1º lugar foi para o surfista, Lucas Rodrigues; em 2º, Glauber Santiago; em 3º, Gabriel Melgaço e em 4º lugar, o competidor, Davi Silva. Na categoria Gromets, o 1º lugar foi para Miguel Cerqueira; o 2º, Isac Loureto; em 3º, Maui Souza e em 4º, Davi Jim. Na categoria Iniciante, o 1º lugar ficou para José Carlos; o 2º João Matos; o 3º Kauã Marinho e em 4º, Frederico. Pelo Feminino, Luiza Amaral garantiu o 1º lugar. Já em 2º, Joice; em 3º, Clara Vieira e em 4º Jéssica Pereira.

Já na categoria Master, Marcelo Bacana ficou com a 1ª colocação; na 2ª, Guilherme Tavares; na 3ª Theu Theu e na 4ª colocação, o surfista Nadinho. Na categoria Mirim, José Carlos garantiu o 1º lugar. Já em 2º, Victor Hugo. Wadan Mendes na 3ª e Gugu na 4ª colocação. Na categoria Espuminha, Davi Maciel em 1º lugar; Carlos Bi em 2º; Vitor Santos em 3º e Davi Silva, em 4º lugar. Já na categoria Master, Taiwan Chan obteve a 1º colocação. Fabrício Bulhões em 2º; Adriano Cambuti em 3º e Silas Duggan na 4ª colocação.

Todos os participantes receberam kits surf. A premiação para Open Aberta foi de 500 reais e a Open Local, uma prancha de surf. Os demais colocados receberam troféus de participação.