FMT reúne parceiros para informar sobre a prevenção ao câncer da pele

Cuidados com o sol
Divulgação

No último domingo alunos e professores do curso de Fisioterapia da Faculdade Madre Thaís foram à Praia dos Milionários para informar sobre a prevenção ao Câncer de Pele. A programação se deu por conta do Dia do combate ao câncer de pele comemorado em 02 de dezembro (Dezembro Laranja). O evento foi realizado na Praia, em frente à Cabana Gabriela, com o apoio da Clínica Beaux. Clínica Amo, Cabana Gabriela, Fórmula Manipulação, Terval distribuidora de água e gás.

Com a presença de professores do curso, os discentes abordaram banhistas para explicar e oferecer folhetos com orientações sobre fotoproteção. Além disso, os estudantes distribuíram água, frutas e saches com protetor solar e no final da manhã foi ministrada aula de Zumba.”

A professora Karla Gresik, coordenadora do curso de Fisioterapia da FMT explica que “o câncer da pele é o mais frequente no Brasil e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país, segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer). Em 1999, atenta ao crescimento da doença, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) criou o Programa Nacional de Controle do Câncer da Pele (PNCCP).O fisioterapeuta desempenha um importante papal durante o após o tratamento ontológico, explica a professora.

O projeto engloba diversas ações de educação e combate à doença, levando informação, diagnóstico e tratamento de qualidade gratuitamente à população brasileira. Entre essas ações está o Dia Nacional de Atendimento realizado sempre nas proximidades do verão.

Para a SBD, é uma data de voluntariado na qual o público tem a oportunidade de se conscientizar que a identificação precoce do câncer da pele evita danos ou mutilações mais profundas no futuro. Também reforça a importância de atitudes fotoprotetoras o ano todo, independentemente da estação. Essa atitude preventiva e responsável deve ser diária.