Ilhéus
Operação ´Praia Legal´ requalifica litoral sul
Trabalho começa pela orla sul

Crédito: Secom/Rodrigo Macedo

A Prefeitura de Ilhéus, através de uma ação integrada das Secretarias Municipais de Governo (Segov) e Turismo e Esporte (Setur), iniciou hoje (29) a Operação “Praia Limpa”, na orla sul do município, entre o Hotel Opaba e Olivença. A iniciativa visa oportunizar a todos os cabaneiros e comerciantes da região uma mesma orientação, criando mecanismos para que o espaço se torne um ambiente mais saudável, propício para os comerciantes e melhor ainda para os ilheenses e visitantes. A operação se estenderá pelo período do verão e, em seguida, será aplicada no litoral norte de Ilhéus.

Pela manhã as primeiras ações envolveram fiscais de postura, técnicos da vigilância sanitária e do meio ambiente, guardas civis, agentes de trânsito e serviço público de limpeza e iluminação. Um pré-levantamento feito pela Setur aponta que das 42 cabanas de praia existentes na extensão a ser fiscalizada, apenas 12 estão regulares. Muitas, de acordo com a pesquisa, são utilizadas como moradias e atividades que não estão relacionadas aos serviços de alimentos e bebidas, caracterizando um desvio de finalidade que não é permitido pela legislação.

Revitalização – O município de Ilhéus já ingressou com o pedido de autonomia para o gerenciamento das praias junto à União. “O prefeito não quer demolição das cabanas em atividades como vem propondo uma ação da União. Nossa proposta é revitalizar o equipamento e estabelecendo diretrizes para a exploração comercial das áreas praianas do município. Para isso foi elaborado um decreto municipal que disciplina o setor. Não dá para transformar em moradia ou outro negócio que não sejam as cabanas de praia do ramo de bebidas e alimentos”, afirma o secretário de Governo, Alisson Mendonça, que acompanhou a operação no turno da manhã.

“Trata-se de um programa de governo que visa garantir já para este verão, em dezembro, uma praia em melhores condições e mais atraente para todos, eliminando por completo aspectos que motivam tantas reclamações da população e turistas, pela degradação que afeta o nosso maior atrativo”, completa Roberto Lobão, secretário do Turismo e Esporte.

Entre as medidas anunciadas pela Prefeitura estão a padronização da comunicação visual para reduzir a poluição, o controle da fiscalização sanitária, a adequação às legislações federal e municipal e a disposição da ocupação do solo.

As primeiras ações resultaram na derrubada de uma construção de concreto irregular e abandonada, a retirada de cercas que impediam a passagem das pessoas para a praia e notificação para a adoção de providências pelos cabaneiros para que possam exercer a atividade. Em alguns casos foi aberto prazo para apresentação de documentos, realização de melhorias para segurança estrutural e quanto ao processo correto de manipulação de alimentos, dentre outros. Ao final do prazo estabelecido a fiscalização retornará para verificar o cumprimento das determinações constantes nas notificações para a regularização das cabanas.

Ação positiva - Proprietária de uma das maiores cabanas do litoral sul, Maria do Socorro considera a ação positiva. “De fato é preciso qualificar as cabanas, adequá-las às leis, aos padrões de higiene e deixar todo este cenário melhor, atraindo pessoas e nos permitindo fazer bons negócios”, afirmou. “Nós estamos sempre dispostos a buscar pelo padrão de excelência não apenas durante o verão, mas durante todo o ano”, completou.

Durante a fiscalização de hoje, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Secsurb) realizou uma ação de limpeza na área onde a primeira etapa da operação foi deflagrada pela equipe da prefeitura.

 


Trabalho começa pela orla sul

Crédito: Secom/Rodrigo Macedo

 
Mais Notícias
   12/12/2017 - Prazo para inclusão no CadÚnico de idosos que recebem BPC termina em dezembro
   12/12/2017 - Começa a temporada de transatlânticos
   12/12/2017 - Mutirão de cirurgias começa nesta terça
   12/12/2017 - Casos de acúmulo de funções de servidores serão apurados
   7/12/2017 - Comércio varejista vai funcionar em horário especial
   7/12/2017 - Festas do Réveillon serão na avenida Dois de Julho
   7/12/2017 - Novos semáforos serão instalados ainda este ano
   7/12/2017 - Avenidas Itabuna e Ubaitaba passarão por um reordenamento no trânsito
   7/12/2017 - Sistemas de Transporte para o Hospital do Cacau estão sendo definidos
   7/12/2017 - Prefeitura assina acordo coletivo de trabalho com servidores da educação
   7/12/2017 - Parceria da Prefeitura e do IFBA será ampliada após visita do prefeito
   7/12/2017 - Aumenta número de transatlânticos neste verão
   5/12/2017 - Eleição e posse do Conselho de Trânsito e Transportes acontecem nesta quinta
   5/12/2017 - Processo seletivo para Hospital Costa do Cacau termina amanhã
   5/12/2017 - Primeiras cirurgias do Hospital Costa do Cacau serão dois dias após inauguração
   5/12/2017 - Festa e emoção nos 50 anos da Escolinha Perpétua Marques
   5/12/2017 - Nova ambulância reforça atendimento à população
   29/11/2017 - MP e Seduc premiam melhores redações sobre Meio Ambiente de 2017
   29/11/2017 - Em Seminário sobre Educação Profissional, prefeito destaca protagonismo do jovem
   29/11/2017 - Prefeitura nomeia mais aprovados no concurso público



© Jornal Bahia Online | Todos os direitos reservados.   Layout