FMT vai informar sobre a prevenção ao câncer da pele

Cuidados com a pele
Imagem meramente ilustrativa

No “Dia do combate ao câncer de pele” 02 de dezembro (Dezembro Laranja), os alunos do curso de Fisioterapia da Faculdade Madre Thaís (FMT), juntamente com outros parceiros estarão levando informações de proteção à saúde e prevenção à comunidade. O evento será realizado na Praia dos Milionários, em frente a Cabana Gabriela, domingo (dia 3), a partir das 9 horas.

De acordo com a professora Karla Gresik, coordenadora do curso de Fisioterapia da FMT, “serão oferecidos, a todos os que passarem pelo local, folhetos explicativos e orientações de fotoproteção. Além disso, os discentes vão distribuir água, frutas e saches de protetor solar e tempo em que será ministrada aula de Zumba.

O câncer da pele é o mais frequente no Brasil e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país, segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer). Em 1999, atenta ao crescimento da doença, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) criou o Programa Nacional de Controle do Câncer da Pele (PNCCP).

O projeto engloba diversas ações de educação e combate à doença, levando informação, diagnóstico e tratamento de qualidade gratuitamente à população brasileira. Entre essas ações está o Dia Nacional de Atendimento realizado sempre nas proximidades do verão.

Desde a implantação da campanha, médicos dermatologistas atenderam mais de 565 mil pessoas em todo o Brasil, com 40 mil casos da doença detectados. Atualmente, a ação nacional assiste a cerca de 30 mil pessoas a cada ano por meio do Exame Preventivo Gratuito contra o câncer da pele. Para efeito de comparação, nos primeiros anos da ação, os atendimentos ficavam na casa dos 17 mil.

Para a SBD, é uma data de voluntariado na qual o público tem a oportunidade de se conscientizar que a identificação precoce do câncer da pele evita danos ou mutilações mais profundas no futuro. Também reforça a importância de atitudes fotoprotetoras o ano todo, independentemente da estação. Essa atitude preventiva e responsável deve ser diária.