Expofeira do projeto Agricultura Familiar foi um sucesso

Produtos da Agricultura Familiar foram comercializados
Secom

A segunda expofeira que integra o projeto “Agricultura Familiar, Plantando e Colhendo Saberes”, do Programa Despertar foi um sucesso em Ilhéus. A ação, coordenada pela Escola Nucleada do Banco do Pedro, aconteceu na última quarta-feira (22), na Rua Prado Valadares, no centro da cidade. No espaço, foi comercializado alimento saudável de qualidade, reuso de materiais extraídos da natureza e industrializados, além de mostrar à população orientações sobre a preservação e conservação do meio ambiente.

De acordo com a secretaria municipal de Educação, Eliane Oliveira, o evento contou com o envolvimento dos pais, alunos, professores e também da comunidade do campo. “Entusiasmados com o resultado positivo a coordenação já se organiza para realizar a terceira edição, buscando e pensando mais aprimoramento. Pois afinal, todos conseguiram lograr êxitos. Destacamos a interação dos organizadores que estão de parabéns”, acentuou. A Escola Nucleada do Banco do Pedro atende cerca de 580 alunos.

Por sua vez, a professora Kaliane Soares, da mesma escola nucleada, informou que o projeto surgiu em Ilhéus para chamar a atenção dos estudantes da rede municipal de ensino sobre a importância da alimentação saudável. “Devido ao seu alcance agora estão engajados os pais que são verdadeiros promotores de saberes numa atividade multidisciplinar. Também, envolvemos professores e coordenadores pedagógicos nas suas unidades de ensino, estudantes em sua comunidade, disse”.

Parceria – O programa tem o objetivo de levar noções didáticas sobre cidadania e meio ambiente, e facilitar a integração entre escola, professor, aluno e a comunidade rural. Mantido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), entidade ligada à Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb), em parceria com a Prefeitura de Ilhéus, que gerencia suas ações no município. Sua atuação é em mais de 80 municípios baianos.