Samu treina equipe para atendimento em caso de afogamentos

Samu na praia
Secom

Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores do Serviço de Atendimento Médico de Urgência e Emergência (Samu), em Ilhéus, participaram hoje (22) de um curso de aprimoramento e técnicas de atendimento em caso de afogamentos no litoral. Durante todo o dia, 35 profissionais participaram de cursos teórico e prático com objetivo de qualificar ainda mais a eficiência do grupo no resgate à possíveis vítimas nas praias de Ilhéus.

Pela manhã, houve aula teórica no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), ministrada pelo médico Walbert Santana. À tarde, a equipe realizou treinamento prático na praia do Cristo, região central da cidade. Segundo o coordenador geral do Samu, Cyomar Dias, o treinamento em conjunto com o corpo de Salva-Vidas da Prefeitura facilita a ação dos socorristas.

“É preciso estabelecer e treinar o papel de cada um em caso de acidentes no mar. Isso agiliza o trabalho. O Salva-vidas promove o resgate da água e acompanha a vítima até a chegada do Samu. Realizamos o primeiro atendimento no local e fazemos a remoção para os hospitais”, explica Dias.

A proposta do treinamento surgiu diante da possibilidade do aumento nas estatísticas de afogamentos nas praias de Ilhéus com a chegada do período da alta estação, quando cresce consideravelmente a frequência de pessoas no litoral, algumas sem os devidos cuidados com a segurança no banho de mar.