Chat da Notícia

Obra da ponte
VM

A Cena Muda

A obra de mobilidade urbana mais aguardada pela população de Ilhéus, a segunda ponte de ligação entre o centro e a zona sul, a partir do Bairro do Pontal, em plena construção pelo Governo do Estado, vai causar uma transformação impactante no panorama da cidade. Aliás, já causou. Ao mesmo tempo em que proporcionará uma mudança na qualidade de vida da comunidade e outros panoramas, a construção da nova ponte influi visivelmente nas condições ambientais da bela Baía do Pontal, a cada dia mais assoreada. Há anos, um equipamento de dragagem está encalhado em frente ao Terminal Pesqueiro de Ilhéus, enquanto a areia se concentra no espaço da baía e compromete a própria atividade da pesca local. O cenário, em tempo de maré de baixa, já exibe famílias que fazem piquenique na coroa que se forma no centro da baía, enquanto as embarcações fazem manobras para seguir por onde ainda há possibilidade de navegação. O avanço dos espigões de pedra erguidos com a obra – como se fossem feridas, segundo a construtora OAS, serão retirados após a conclusão da ponte. Enquanto isso, a cena fica muda na Baía do Pontal.

 

HORA do Mutirão

Itabuna se veste de azul no novembro também negro. Neste sábado, dia 25, a cidade realiza o Mutirão do Diabetes, na Praça da Avennida Beira Rio, uma iniciativa do Hospital de Olhos, através do oftalmologista Rafael Andrade, e da Asdita – Associação dos Diabéticos de Itabuna. Toda a mobilização, feita com o apoio da Record TV Cabrália, se volta para a prática de prevenção e procedimentos de controle do diabetes, doença que aflige milhões de brasileiros. Durante todo o dia, diversas atividades também são realizadas para chamar a atenção de todos para possíveis efeitos do diabetes. Este ano, o movimento ganhou a adesão do Hospital de Olhos Ruy Cunha, concorrente do Hospital de Olhos Beira Rio, que demonstrou maturidade empresarial ao encampar a bandeira do mutirão.


Artes Plásticas, 45 Anos

O jornalista Carlos Moura, mais conhecido pelo nome artístico Makalé, abriu a exposição “Cores e brincadeiras” para comemorar 45 anos dedicados às artes plásticas. A vernissage aconteceu na noite de sexta-feira, dia 17, na Galeria do Teatro Municipal de Ilhéus. O artista expõe telas de seu acervo e trabalhos inéditos que retratam brincadeiras de crianças, e inaugura uma nova fase no seu processo criativo. A temática infantil trouxe uma alegre vibração aos traços e cores de Makalé. Entre os que prestigiaram a abertura da mostra, estavam os vereadores Makrisi Angeli e Ivo Evangelista. Makalé é também diretor jornal Diário de Ilhéus.

 

TV CABRÁLIA, 30 Anos

No próximo dia 5 de dezembro, a Record TV Cabrália completa 30 anos no ar. A emissora foi a pioneira no interior do Norte Nordeste e inaugurou um novo momento na comunicação e no cenário social do Sul da Bahia. Os primeiros funcionários da TV se anteciparam às comemorações oficiais e promoveram um encontro-almoço, no último sábado, na sede da AFC, vizinha à sede da própria TV, no Alto dos Canecos. No cardápio, muitas lembranças, estórias e histórias, os esforços da primeira equipe, enfim, uma saga dos bastidores do nosso “Primeiro Amor.”

 

 

 

Movimento 

A solenidade festiva que fará a investidura do padre Aldemiro Sena como o mais novo Bispo católico brasileiro acontecerá no dia 17 de dezembro, na Catedral de São Sebastião, de Ilhéus. Vigário geral da Paróquia de São Jorge dos Ilhéus, logo após a posse, assumirá o bispado no estado da Paraíba.


A abertura da 5ª Feira Universitária do Livro da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) está confirmada para o próximo dia 5 de dezembro, a partir das 16 horas, no auditório da Biblioteca Central. Para quem gosta de leitura e livros, o evento é imperdível.  


No próximo dia 30 de novembro, o Abrigo São Vicente de Paulo promove a cerimônia de entrega da Comenda do Mérito São Vicente, às 14 horas, no Centro de Convenções de Ilhéus. O evento destaca colaboradores do centenário lar de idosos e de personalidades dedicadas à causa do meio ambiente.

valeriodemagalhaes@gmail.com

Para acessar as outras fotos, basta clicar sobre elas