Chat da Notícia

Luana Silveira, Danilo Granata e Kayalla Rocha
Júnior Styfler

Faculdade de Ilhéus, 15 anos.

Fundada em 2002, a Faculdade de Ilhéus completou 15 anos no mês de outubro. A instituição funcionou com os primeiros cursos, de Administração e de Ciências Contabéis, em salas do Colégio Vitória, no bairro da Conquista. Hoje, com sede própria na zona sul da cidade, oferece também as graduações em Direito, Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Odontologia, todos bem avaliados pelo Ministério da Educação, além de onze cursos em nível de pós-graduação. A direção da instituição considera que a história simboliza uma trajetória de empreendedorismo, princípio que norteia a política pedagógica dos seus cursos. Do ponto de vista social, a Faculdade realiza um projeto de extensão que oferece atendimento gratuito à comunidade nas áreas de saúde e jurídica, com excelência nas clínicas escolas de Odontologia e Psicologia. Esta semana, a instituição comemorou também o reconhecimento do curso de Psicologia – cuja primeira turma colou grau em setembro último, que foi avaliado pelo MEC com o conceito quatro, numa escala de hum a cinco.  

 

NOVEMBRO Azul

O mês de novembro é marcado por uma grande campanha pela prevenção do câncer de próstata e do diabetes. Em Ilhéus, a secretaria de Saúde ampliou o atendimento para o público masculino em todas as unidades de atenção básica, com ações de prevenção, marcação de exames de PSA (antígeno específico da próstata) e encaminhamento do paciente para consulta ao urologista. Em Itabuna, no próximo dia 25, acontece o Mutirão do Diabetes, na Avenida Beira Rio, com uma grande mobilização comunitária para todo tipo de esclarecimento e exames de glicemia, além de música e entretenimento. O evento reúne instituições públicas e privadas, cujo modelo já é promovido em outros municípios, sob a batuta do oftalmologista Rafael Andrade.

 

NO CAMINHO tem um livro

O elogiado projeto No Caminho Tem um Livro, iniciativa da Rota Transportes e da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), através da Editus (editora da universidade) e do Proler, de incentivo à leitura, foi indicado pela Comissão de Avaliadores como um dos finalistas do Prêmio Retratos da Leitura no Brasil 2017, que promove a única pesquisa em âmbito nacional com o objetivo avaliar o comportamento leitor do brasileiro. O projeto criou salas de leitura nos ônibus da Rota que fazem a linha Ilhéus-Itabuna e permite que os passageiros possam ler diversas obras, até levá-las para casa e devolvê-las. A Rota instalou postos de recebimento de livros nas suas agências, nas duas cidades.

 


Nova Reitoria na UFSB

Após a polêmica renúncia do primeiro reitor Naomar Monteiro, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), sediada em Itabuna, realizou sua primeira eleição para a escolha do reitor e vice-reitor, com mandato de quatro anos, no último dia 7. A vencedora foi a Chapa 1, encabeçada pelos professores Joana Guimarães e Francisco Mesquita. A professora Joana, que era vice-reitora, vinha exercendo o cargo de reitor até a eleição. A Universidade abriu processo licitatório para construção dos campus nos municípios Porto Seguro e Teixeira de Freitas.


DANILO in fest

O jornalista ilheense Danilo Granata comemorou a chegada dos 30 anos com uma festa irreverente no litoral norte, ao lado de muitos amigos, com direito a animação de DJs e show de atores transformistas. Formado em jornalismo pela Unime, Danilo é especialista em marketing digital e integra a equipe da secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Ilhéus. Ao comemorar três décadas de vida, sua máxima continua sendo: “É tempo de sonhar.”

Movimento 

O Centro de Inovação de Cacau (CIC) e a Broto Incubadora de Tecnologia promovem uma visita às suas instalações do CIC no dia 27 de novembro, às 14 horas, localizadas no Prédio do IPAF (Instituto de Análises Físico-Químicas), no campus da Universidade Estadual de Santa Cruz. Na oportunidade, mostrarão o portfólio de serviços no controle de qualidade de alimentos.

O jornalista Carlos Alberto Alves de Moura,  Makalé, diretor do jornal Diário de Ilhéus, comemora sua carreira como artista plástico com a exposição “Cores e brincadeiras. A vernissage será aberta nesta sexta-feira, dia 17, a partir das 19 horas, na Galeria do Teatro Municipal de Ilhéus. Além de telas já expostas em outras ocasiões, a exposição conta também com quadros inéditos.

A exposição “Cara a Cara com o Diabetes”, promovida pela Rota Transportes, foi terça-feira, dia 14, no Terminal Rodoviário de Itabuna, composta por nove painéis informativos sobre a doença. A mostra fica até o próximo dia 24, depois percorrerá as rodoviárias das cidades de Ilhéus, Eunapólis, Porto Seguro, Jequié, Jacobina, Camacan, Coaraci e Alcobaça.

valeriodemagalhaes@gmail.com

Para acessar as outras fotos, basta clicar sobre elas