Curso incentiva Projetos Culturais e Administração Financeira para Artistas

Alexandre Rocha e Letícia Tórgo
Divulgação

De 27 a 29 deste mês acontece em Ilhéus o curso de elaboração de Projetos Culturais e Administração Financeira para Artistas. Realizado pelo Departamento de Letras e Artes e Pró Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em parceria com a secretaria municipal da Cultura (Secult), o evento também faz parte das atividades dos cursos de graduação de línguas estrangeiras e negociações internacionais; de comunicação em rádio e TV e da segunda turma de pós-graduação de gestão cultural. A inscrição é gratuita e pode ser feita no site www.uesc.br.

O primeiro dia, às 14 horas, Letícia Tórgo abre o workshop “Como tirar seus projetos da gaveta”, destinado a quem inicia a carreira como artista ou produtor cultural e precisa conhecer as ferramentas para colocar suas ideias no mundo e viver do seu talento. No segundo dia, das 9 às 12 horas, outro workshop “Elaboração de projetos culturais simplificadas” para ajudar o produtor cultural a transformar sua ideia em projeto desde a página em branco até o orçamento. A partir das 13 horas, Letícia Tórgo e Alexandre Rocha falam sobre “Captação de recursos descomplicada” que vai mapear caminhos para o produtor ou o artista obter recursos para realizar seus projetos culturais, seja através de leis de incentivo e auto-captação.

No terceiro e último dia, Alexandre Rocha traz o workshop “Finanças para artistas e produtores culturais” que vai mudar a maneira de ver o dinheiro, ensinar princípios básicos de educação financeira e criar planejamento de como investir em você e no seu futuro.

Quem são - Letícia Tórgo é gestora cultural, escritora e dramaturga. Como produtora cultural coordenou novelas e minisséries na TV Globo, e turnês de espetáculos de teatro em todo o Brasil. Como dramaturga publicou livros, ebooks e escreveu roteiros para TV e teatro. Fundou a DA Gaveta Produções, considerada referência para quem busca cursos online no setor cultural. Dentre seus novos projetos destacam-se o roteiro do espetáculo de teatro “Somos ici”, apresentado em Montreal, e a produção do espetáculo canadense “Siri”, que será realizado este ano, no Oi Futuro Flamengo, Rio de Janeiro.

Já Alexandre Rocha é trader nos mercados futuros do Brasil, EUA e consultor financeiro independente. Possui mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro. Em 2011 fundou a DA Gaveta Produções. Em 2014 deixou o Banco do Brasil para fundar a consultoria Aletinvest, #demitaseugerente, que orienta pessoas a proteger o seu capital e a investir com inteligência. Atualmente mora em Montreal.