Arte-Dança apresenta resultado de trabalho nas escolas municipais

Arte ao alcançe de todos
Secom/Clodoaldo Ribeiro

A dança é, sem dúvida, uma das maiores catalisadoras da manifestação e expressão do movimento humano. Crianças e adolescentes necessitam de experiências de comunicação e expressão que lhes permitam desenvolver sua criatividade e interpretatividade através dos eixos da arte. Por isso, a Secretaria Municipal de Educação de Ilhéus implantou o projeto nas escolas Darcy Ribeiro (zona sul), no Instituto Eusínio Lavigne (centro) e na escola Odete Salma (norte). O resultado deste trabalho pôde ser visto ontem (6), durante espetáculo no Teatro Municipal de Ilhéus.

O Projeto Sociocultural Arte-Dança reúne em um só espetáculo, ballet, hip hop e danças que interpretam algumas obras do escritor Jorge Amado, como Gabriela, Tereza Batista, Capitães de areia, entre outras. O espetáculo desta segunda-feira (6) contou com a participação de 140 crianças de escolas da rede municipal, e teve o principal objetivo de incentivar a leitura e promover conhecimento das obras de Jorge Amado, fomentar a cultura e incentivar a formação de plateia.

A implantação surgiu através da visualização de uma necessidade latente de apoio a ampliação das atividades de arte-educação no município de Ilhéus, principalmente em se tratando de comunidades onde o fluxo de crianças e adolescentes sem oportunidades artístico-cultural é considerável, explica a secretária Eliane Oliveira.

Sob a coordenação da coreógrafa Sane Marry Loiola, o espetáculo intitulado “EducaDance” teve como objetivo mostrar o resultado do aprendizado ocorrido durante o ano letivo, além de apresentar as diversas formas de manifestações culturais que fazem parte do variado repertório da nossa rica cultura. O espetáculo também contou com a participação de dois estagiários de Educação Física da Unime, Elison Santos e Thielle Medrado.

Esse ano o projeto teve também a participação de professoras da rede que fazem parte do “Programa de Atividade Física e Qualidade de Vida”. As professoras apresentaram coreografias no 2º ato do espetáculo dedicado ao escritor Jorge Amado.