No Dia de Finados, cemitérios funcionam até 5 da tarde

Cemitérios terão horário especial de funcionamento
Secom/Clodoaldo Ribeiro

Através da Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb), a Prefeitura de Ilhéus promoveu ações de limpeza e manutenção em todos os cemitérios da cidade, que devem receber maior fluxo de visitantes no feriado nacional de Finados, neste dia 2 de novembro, quinta-feira. Segundo informação do encarregado pela coordenação dos serviços, Marcos Antonio Leonardo Clemente, todos os cemitérios do município estarão abertos das 7 às 17 horas.

Além manter os espaços em melhores condições, o trabalho visa proporcionar uma melhor estrutura para as pessoas que visitarão o túmulo de parentes e amigos.  Os serviços foram feitos nos cemitérios municipais de Nossa Senhora da Vitória, no Alto Teresopólis, de São João Batista, no Nelson Costa, no de São Jorge, no Alto do Basílio, no de Nossa Senhora da Escada, em Olivença, no de Salobrinho, e nas localidades de Couto e Juerana.

O coordenador dos cemitérios, Marcos Antonio Clemente, pede a todos os visitantes desses espaços que tenham o máximo de cuidado no contato com os túmulos e que evitem deixar lixo nos locais. Ele informa, na oportunidade, que os cemitério do Basílio e do Nelson Costa se encontram no extremo de suas capacidades.

Por outro lado, disse que o secretário de Serviços Urbanos, Jorge Cunha, já dispõe de um projeto que visa a ampliação dos cemitérios de Couto, no extremo sul da cidade, e de Juerana, no extremo norte da cidade, como forma de atender à demanda da comunidade.

Celebrações – O vigário geral da Paróquia de São Jorge dos Ilhéus, frei Aldemiro Sena dos Santos, divulgou que haverá vigília de Finados, a partir das 19 horas, nesta quarta-feira, com celebração do bispo diocesano Dom Mauro Montagnolli, além de Via Sacra e Terço dos Falecidos.

Na quinta-feira, as celebrações religiosas ocorrerão, às 7 horas, na paróquia da Vitória, no Alto Teresópolis, e na de Nossa Senhora das Vitórias, localizada no bairro do mesmo nome. Em seguida, às 8 horas, missa na Catedral de São Sebastião. Depois, às 9 e às 16 horas, respectivamente, na paróquia da Vitória.