Museu do Palácio Paranaguá tem frequência ampliada

Anarleide Menezes destaca projeto
Secom

Ao avaliar o número de visitas guiadas ao museu do Palácio Paranaguá que tem crescido nos últimos meses por conta de agenda feita por operadoras de receptivo e de alunos de unidades escolares de Ilhéus, a coordenadora do equipamento, professora Anarleide Menezes, declarou que “a abertura do espaço foi um ganho muito grande para a cidade. E as escolas das redes pública e privada têm trabalhado com isso”. A gestora considera que a visitação a museus é recurso pedagógico que sedimenta o conteúdo aprendido em sala de aula e oferece oportunidades de desenvolvimento pessoal aos estudantes.

Assim que os visitantes – brasileiros e estrangeiros – chegam ao museu do Palácio Paranaguá, recebem um questionário onde consta dados pessoais, o que motivou a visitar Ilhéus, quais os pontos turísticos de preferência, dentre outras. “Ao mesmo tempo em que fazemos este perfil também temos perguntas relacionadas ao município para que eles possam informar onde podemos melhorar e quais os equipamentos culturais precisamos abrir com mais frequência ou aperfeiçoá-los”, afirmou.

Aberto ao público – A professora Anarleide Menezes destaca ainda que o museu do Palácio Paranaguá funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. “Para a temporada da alta estação que coincide com a chegada de navios transatlânticos estamos preparando um plano de ação para o equipamento ficar aberto à visitação pública aos sábados, domingos e feriados com a equipe trabalhando em regime de rodízio”. Outro projeto que está em fase final de ajuste é absorver estagiários do curso de guia de turismo do Centro Estadual de Educação Profissional Chocolate Nelson Schaun (antigo CEEP, situado no bairro do Malhado) que necessariamente precisam de estágio curricular. Eles também vão atuar na equipe de trabalho.

O museu que funciona no andar superior do Palácio Paranaguá conta com acervo formado por fotografias antigas e peças dos séculos IX e XX, além de mobiliário que atendeu a intendentes e a ex-prefeitos do município.  Logo na chegada estão expostas fotos em preto e branco na antiga sala de reuniões. Atualmente, o equipamento vem sendo transformado um ponto de referência para a cidade, já que, em estilo neoclássico, é considerado uma das mais belas construções do interior da Bahia.

O denominação do prédio, Palácio Paranaguá, é em homenagem ao presidente da Província da Bahia, Marquês de Paranaguá, que, em junho de 1881, através da lei provincial 2.187 elevou a Vila de São Jorge dos Ilhéus à categoria de cidade. Tombado pelo Instituto de Proteção ao Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) o equipamento é um dos atrativos turísticos mais visitados no município e integra o corredor do centro histórico de Ilhéus.