Cidade
FMT implanta projeto para realizar de exame preventivo ao câncer uterino
Prevenção ao Câncer uterino

Crédito: Reprodução

O Projeto 'Bem Me Quero' é mais uma iniciativa da Faculdade Madre Thaís (FMT), visando aprofundar o conhecimento dos seus alunos, transferir conhecimento e levar o bem estar a população, principalmente àquelas faixas menos assistidas. A iniciativa dos cursos de Biomedicina e Enfermagem foi idealizada pelas professoras Renata Couto e Milena Aleluia e vai permitir a realização do exame preventivo do câncer do colo do útero.

Para realização do exame preventivo (Papanicolau), as interessadas devem fazer o agendamento nas terças-feiras, das13h30min às 18 horas, através do telefone (73)3222-6428. O atendimento será na UPA da FMT. Serão beneficiadas mulheres com vida sexual ativa a partir de 18 anos de idade, contribuindo com R$ 15,00 e 1 kg de alimento não perecível.

A professora Ana Paula Adry, coordenadora do curso de Biomedicina da Faculdade, explica que “o Projeto ‘Bem Me Quero’, surgiu com o objetivo de atuar na promoção da saúde da mulher. Tem como finalidade o compromisso com as mulheres participantes visando melhor qualidade de vida, a partir da realização do exame de Papanicolau, promovendo o diagnóstico, prevenção e tratamento do câncer de colo de útero, lesões, inflamações vaginais e vaginoses”.

“Mulheres, em especial, que possuem vida sexual ativa devem realizar o exame de Papanicolaou pelo menos uma vez ao ano para detecção de possíveis alterações, aumentando as chances de cura. Desta forma, estamos em busca de novos desafios para que possamos alcançar resultados positivos e maior satisfação da população feminina, visto que o Brasil revela elevada incidência do câncer de colo do útero, correspondendo a 4ª causa de morte no país, chegando a ser o 1º colocado em áreas mais desfavorecidas,” frisa a professora.

Ela acrescenta que “o projeto Bem Me Quero estará acolhendo mulheres com muita responsabilidade e todo cuidado para se sintam seguras e amparadas, a partir da oferta de diagnóstico, orientações e esclarecimentos acerca da saúde da mulher”. A equipe, coordenada pela enfermeira, Renata Couto e pela biomédica Dra. Milena Aleluia, com a participação dos discentes de Enfermagem e Biomedicina Adrielle Acássia, Gilbernildes Bomfim, Girlene Bitencourt, Jaqueline Barreto, Jaqueline Ferreira, Manuela Rodrigues, Maria Clara Barbosa, Marta Caroline, Miquéias Rocha, Sara Leal, Vanessa Santos e Victor Arandiba.

“Estamos muitos satisfeitos com a parceria entre os cursos de Biomedicina e de Enfermagem, as professoras são excelentes e têm muito a contribuir com a nossa comunidade e principalmente o aprendizado dos alunos. Incentivamos sempre a participação multiprofissional isso torna nossos alunos pensantes a cerca dos problemas que vivemos hoje na saúde pública em todas as áreas e dessa forma discutir a incorporação progressiva de ações de promoção da saúde e prevenção das doenças,” conclui a professora Ana Paula Adry.


Prevenção ao Câncer uterino

Crédito: Reprodução

 
Mais Notícias
   21/2/2018 - Faculdade Madre Thaís forma 29 bacharéis biomédicos
   19/2/2018 - Faculdade Madre Thaís retoma projeto de combate ao câncer de colo uterino
   10/2/2018 - Faculdade oferece oportunidade para o ingresso no ensino superior
   7/2/2018 - Definida a programação oficial do Carnaval de Itacaré
   6/2/2018 - Mascarados são cadastrados para o Carnaval de Itacaré
   1/2/2018 - Prefeitura e SEMA realizarão Cadastro Florestal Rural em Itacaré
   23/1/2018 - Itacaré realiza diversas obras no distrito de Água Fria
   18/1/2018 - Festa do Senhor do Bonfim em Água Fria começa nesta sexta
   17/1/2018 - Projeto de requalificação da orla de Itacaré é debatido com comunidade
   16/1/2018 - Abertas inscrições para Oficina de Percussão em Itacaré
   15/1/2018 - Matrículas da rede municipal de Itacaré vão até o dia 31
   13/1/2018 - Projeto ´Sexta Sem Mosquito´ continua nos bairros e comunidades de Itacaré
   12/1/2018 - Obras do Centro de Canoagem de Itacaré seguem em ritmo acelerado
   30/12/2017 - Decreto proíbe venda de bebidas em garrafa de vidro no réveillon de Itacaré
   28/12/2017 - CrediBahia de Itacaré já investiu cerca de 40 mil nas microempresas
   26/12/2017 - Mutirão para emissão de DAPs para agricultores e pescadores de Itacaré
   24/12/2017 - Obras de alunos de escolas municipais de Itacaré são publicadas em livro
   24/12/2017 - Estudantes da FMT apresentam resultados de pesquisas realizadas na USP
   18/12/2017 - Recuperação das fachadas marca o aniversário do Porto de Trás, em Itacaré
   14/12/2017 - Itacaré realiza sinalização da Praia da Concha



© Jornal Bahia Online | Todos os direitos reservados.   Layout