Seplandes entrega uniformes e equipamentos aos guardas-parque da Boa Esperança

Uniformes nos conformes
Secom/Clodoaldo Ribeiro

A secretaria municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (Seplandes), entregou na manhã desta segunda-feira (30), os kits contendo uniformes e equipamentos de segurança aos guardas-parque da Unidade de Conservação Parque Municipal Natural da Boa Esperança, em Ilhéus. A cerimônia de entrega aconteceu em uma das salas do Cine Santa Clara, e contou com a presença do vice-prefeito de Ilhéus, José Nazal Pacheco Soub, em exercício do cargo de prefeito; do superintendente do Meio Ambiente, Emílio Gusmão; além de servidores municipais. 

Pela primeira vez os guardas-parques recebem um kit completo de fardamentos e equipamentos composto de uniforme camuflado (blusa e calça); chapéu com aba camuflado; par de coturno militar cano longo de couro e par de botas sete léguas impermeáveis; conjunto de capa de chuva (blusa de manga com capuz e zíper + calça) camuflado; mochila impermeável camuflada na cor verde; cantil; coldre de perna; apito multifuncional com bússola e termômetro camping militar; faca militar e facão com bainha, além de lanterna tática e kit de primeiros socorros completo.

A entrega teve o objetivo de reforçar a rede de licenciamento e fiscalização ambiental no município, equipando guardas-parque diariamente nas unidades de conservação, prevenção e combate a incêndios florestais, também na fiscalização, relacionamento com as comunidades locais, atividades de pesquisa e monitoramento, administração e planejamento, manutenção de infraestrutura, atividades de busca, resgate e primeiros socorros.

Documentário – Após o ato de entrega dos kits foi exibido o filme ‘Virunga’, que retrata a história do Parque Nacional de Virunga, uma unidade de conservação, situada na República Democrática do Congo, lar dos últimos gorilas da montanha identificados no planeta. O filme é uma poderosa combinação de jornalismo investigativo e natureza documental, demonstrando também, que o ofício do guarda-parque requer, além de treinamento e capacitação adequada, comprometimento e paixão pela natureza.

De acordo com o superintendente do Meio Ambiente, Emílio Gusmão, o contingente foi equipado por meio do Termo de Ajustamento de Conduta com o empreendimento CICON. “Antes, os Termos de Ajustamento de Conduta não enfatizavam a necessidade da compensação ambiental, privilegiando a compra de equipamento e não impunham prazo para que os empreendedores cumprissem as medidas mitigadoras que compensam a perda que o meio ambiente sofre, amenizando os efeitos dos impactos ambientais.