Mundial de Surf em Itacaré reuniu mais de 100 atletas de seis países

Altas ondas
Divulgação

Mais de 100 atletas de seis países participaram do Itacaré Sound Festival realizado de 26 a 29 de outubro na Praia da Tiririca. O evento marcou o retorno da cidade no circuito mundial de surf e foi considerado como uma das melhores etapas realizadas pela WQS nos últimos anos. Com um cenário que chamou a atenção dos atletas e turistas e com boas ondas durante toda a competição, o Mundial de Surf em Itacaré também foi elogiado pela organização e pelo alto nível dos surfistas participantes. E na disputa final o paulista David Silva venceu o baiano Marcos Fernandes e conquistou o título de campeão da etapa nas ondas de Itacaré.

Outro destaque do evento foi a preocupação com a preservação do meio ambiente. No local foram montados stands com exposições artísticas feitas a partir de material reciclado e também espaços onde empresas, órgãos e instituições como o Inema, Associação de Surf de Itacaré, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Civil Eco, Instituto Embaúba, Instituto Floresta Viva, Baleia Jubarte e Recicla apresentaram seus projetos de preservação e conservação ambiental. Os estandes foram visitados por centenas de crianças das redes públicas e particulares de Itacaré, que não somente conheceram os projetos, como também participaram de ações como brincadeiras educativas, viagens ao mundo da reciclagem e também o plantio de mudas.

E se no mar os surfistas deram um show de manobras, em terra também o clima foi de muita festa em Itacaré. Paralelo ao mundial de surf foi realizado Itacaré Surf Sound Festival, na Praia do Rezende. Num espaço com um cenário de praias e com muita animação, se apresentaram as bandas ConeCrew, Maskavo, de Brasília, Marlon Moreira, DJ Banzai, Bruta Raça, Rael da Rima, Fábrica de Sons e Banda Kasa 8.

Realizado pela World Surf League (WSL) e pela Prefeitura Municipal, a etapa do mundial de surf de Itacaré distribuiu US$ 20 mil em prêmios e colocou mais uma vez a cidade como uma referência internacional do esporte. O retorno do mundial de surf para Itacaré foi uma ação do prefeito Antônio de Anízio e do diretor de planejamento Kleber Miranda, que desde o mês de fevereiro vem se reunindo com representantes da WSL South América, empresa responsável pelo evento, manifestando o desejo da cidade voltar a sediar o mundial. O Mundial QS1.500 masculino e o Itacaré Surf Sound Festival contaram ainda com o apoio da South to South, Associação de Surf de Itacaré, Governo da Bahia, Instituto Floresta Viva, Pousada Terra Boa, Faculdade Madre Thaís e Grou Turismo.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, visitou os stands, conversou com parceiros, turistas e participou de um plantio de árvore com crianças do município. “Itacaré está de parabéns por ter resgatado o Mundial de Surfe. A gente vê a alegria da nossa gente, do nosso povo, como também nos visitantes. É um evento que vem trazer dividendos para a cidade. E isso garante uma ocupação de 100 % das pousadas”.

Antônio de Anízio também já garantiu a etapa do Mundial de Surf para o próximo ano. Aliado ao evento, o prefeito destacou a exposição de projetos em defesa do meio ambiente, com o envolvimento das escolas da sede, do distrito e da zona rural do município. “O evento, não só o surfe, mas a festa que está acontecendo e a preservação ambiental estão fazendo um casamento perfeito e está sendo o maior sucesso”.

O organizador evento, Kleber Miranda lembrou que a etapa Mundial de Surfe foi resgatado pela atual gestão do município, após dois anos fora das competições. “O resgate do evento é uma vitória para Itacaré, para o nordeste e para a Bahia, pois fomenta a economia local e cultural.