Economia
´Não cabe mais deixar o pessoal se virar e a gente ficar alheio´, diz Mário
Mário e comitiva baiana

Crédito: Gerson Lirio

No principal salão do Paris Expo Porte de Versailles, ao lado de produtores de cacau gourmet de Ilhéus que expõem o nosso chocolate no maior evento do gênero no mundo, o Salon du Chocolat, em Paris, o prefeito Mário Alexandre disse estar convicto de que a sua decisão de participar do evento, a convite dos produtores e do governo da Bahia, estabelece o novo momento da administração municipal de construir fortes parcerias, com visão de futuro para a economia local e um caminho consolidado na valorização do empreendedorismo através o principal produto agrícola da economia regional.

“Seria uma falha imperdoável do governo municipal não acompanhar o esforço dos nossos produtores, partilhar do pensamento deles de tornar Ilhéus um polo chocolateiro de consumo e de produção de chocolate gourmet”, disse o prefeito. “Por isso é preciso demonstrar que o esforço é coletivo. Iniciativas pública e privada juntas. Não cabe mais a ideia de deixar o pessoal se virar e a gente ficar alheio à iniciativa”, afirmou. Para Mário Alexandre, o sucesso o trabalho não se conquista de longe. É preciso participar através da iniciativa pública solidária e parceira. Pelo menos 20 marcas de cacau de origem de Ilhéus e de municípios próximos estão sendo comercializadas em Paris.

O coordenador do estande da Bahia no Salon du Chocolat, o produtor de cacau e chocolate Marco Lessa, disse que os produtores buscam a utilização de mais tecnologia e divulgação. “A meta é tornar a Bahia referência internacional na produção de chocolates finos”. O prefeito também tem participado de rodadas de negócio ao lado de representantes do governo da Bahia e de Países interessados.

O prefeito destacou também que, para além de ser o maior evento da gastronomia chocolateira do mundo, o Salon du Chocolat de Paris serve como modelo de referência e organização para o Festival Internacional do Chocolate de Ilhéus. “Aqui em Paris estamos assistindo o reconhecimento ao nosso cacau cabruca. A consequência disso é a conquista de um preço melhor para o nosso produto e um acompanhamento bem de perto da representatividade pública e propostas coletivas de novas politicas visando à recuperação da economia da cidade e a consolidação de projetos importantes como destino turístico e fonte geradora de emprego e renda, agregando valor à produção de cacau”.

Com mais de 500 participantes de 60 países, incluindo 200 chefs e chefs de pastelaria, o Salon du Chocolat de Paris é o evento obrigatório do mundo para todos os amantes do chocolate. É também a maior oferta de chocolates dos cinco continentes, com a presença de países produtores de cacau, tudo em 20.000m2 de show room para jovens e idosos. Mário ainda destaca que diversas personalidades do mundo da gastronomia francesa participam, todos os anos, do evento em Ilhéus. “Estar aqui é promover intercâmbio, estabelecer diálogos, ter um olhar mais apurado para as tendências de mercado. É ser parceiro, é dividir responsabilidades e construir junto aos produtores um futuro promissor para a economia de Ilhéus”, afirmou.


Mário e comitiva baiana

Crédito: Gerson Lirio

 
Mais Notícias
   19/2/2018 - Bahia mantém segundo lugar em investimentos dos estados em 2017
   7/2/2018 - Azul vai se reunir com governador e prefeito
   6/2/2018 - Celebrado acordo para o Porto Sul
   27/1/2018 - Agerba cita Ilhéus entre os principais destinos para o carnaval
   17/1/2018 - Mutirão encaminha jovens para Primeiro Emprego em Ilhéus
   16/1/2018 - Sebrae alerta para envio da declaração anual e regularização do CNPJ
   12/1/2018 - Portal de Educação a Distância oferece curso gratuito em Turismo Receptivo
   9/1/2018 - Choco Summer, na Soares Lopes, estima receber 30 mil visitantes até o dia 21
   9/1/2018 - MEI suspenso tem até 23 de janeiro para se regularizar
   30/12/2017 - Estado antecipa R$ 147,8 milhões do ICMS
   28/12/2017 - Empreendedores terão novas regras tributárias a partir de 2018
   28/12/2017 - Thiago Guedes assume o Instituto Cabruca
   26/12/2017 - Ilhéus é destaque em portal que comercializa hospedagens pela internet
   24/12/2017 - Ilhéus entre as 10 cidades mais empreendedoras da Bahia, aponta Sebrae
   24/12/2017 - O saboroso caminho da Estrada do Cacau e do Chocolate
   18/12/2017 - Fim de semana movimenta ruas, praias e espaços religiosos e culturais de Ilhéus
   18/12/2017 - Jornal do sul do País destaca Ilhéus como um dos principais destinos do verão
   28/11/2017 - Seminário vai discutir ações para o desenvolvimento dos municípios
   28/11/2017 - Executivo da Bombril apresenta case de sucesso em Itabuna
   20/11/2017 - Cacau Bahia 2035 reúne agricultores, indústria, turismo e desenvolvimento



© Jornal Bahia Online | Todos os direitos reservados.   Layout