Cidade
Inovação pedagógica na FMT cria oportunidades de ensino-aprendizado
Alunos da FMT

Crédito: Divulgação

O curso de Fisioterapia da Faculdade Madre Thais (FMT), por meio do Núcleo de Pesquisa e extensão (NUPEX), vem inovando sua prática pedagógica, articulando o ensino superior com atividades práticas de pesquisa e extensão. Desta forma, o professor, juntamente com os alunos, a partir da abordagem de problemas concretos, levanta situações problematizadoras e no contato com a comunidade, suscita possibilidades diagnósticas e planos terapêuticos, contribuindo assim com a construção compartilhada do conhecimento, saberes, competências, habilidades e com a ciência.

Segundo a coordenadora do curso de Fisioterapia, professora/Drª. Karla Gresik, “exemplos do exercício dessa prática pedagógica, podem ser visualizados a partir dos projetos de extensão Programa de Orientação e Reabilitação para Deficientes Visuais (Prodevi) e o Programa de Orientação e Reabilitação para portadores de Hanseníase (Proreabih) ligados ao colegiado do Curso de Fisioterapia e enfermagem da FMT”.

O Prodevi, sob a coordenação do professor/Msc. Renato Gonzaga, fruto dos ensinamentos da disciplina Semiologia em Fisioterapia, que se estendeu a um projeto de extensão que atende a comunidade ilheense com algum tipo de deficiência visual e disfunção dos movimentos oculares, tem resultado em várias pesquisas científicas. “A mais recente partiu do questionamento da influência dos movimentos sacádicos (deslocamentos oculares no redirecionamento e fixação visual) sobre o equilíbrio de parkinsonianos (pacientes do CDHI-Ilhéus),” explica o professor.

Segundo o fisioterapeuta Renato Gonzaga , “o estudo se utilizou de testes específicos e escalas validadas, e seus resultados serão apresentados no Seminário Integrador da Faculdade Madre Thais nos dias 06 a 09 de novembro deste corrente ano.” Da mesma forma, o PROREABIH, sob a coordenação da professora/Especialista Gracielle Santos, projeto interdisciplinar ligado aos cursos de Fisioterapia e Enfermagem da FMT, surgiu a partir do ensino na disciplina de Neurociências e tornou formato de extensão atendendo ao público hansênico (ligados ao SESP –Ilhéus), também tem sido alvo de pesquisas científicas.

Uma das pesquisas foi apresentada no Simpósio multidisciplinar em Saúde da FMT (setembro/2017), cujo tema abordou o estigma social da imagem corporal como consequência da doença. Outra pesquisa, mais atual, que também foi aprovada para apresentação no Seminário Integrador da FMT (2017) que traz um estudo transversal sobre o grau de incapacidade física, encontrado nos pacientes avaliados e assistidos pelo projeto, demonstrando a importância do mesmo para a recuperação da capacidade funcional dos pacientes integrantes/participantes.

“A Faculdade Madre Thais vem cumprindo seu papel social de educar para transformar (libertar) conforme ensina Paulo Freire. Principio através do qual, professores, alunos e sociedade, dentro de um processo de aprendizagem compartilhada, desenvolvem um espaço de construção de conhecimentos, saberes e práticas que vai influenciar de forma significativa a formação coletiva dos sujeitos envolvidos nesse processo de educar e ser educado, assegura a diretora Acadêmica da instituição de ensino superior, professora Tatiana Barcelos.


Alunos da FMT

Crédito: Divulgação

 
Mais Notícias
   21/2/2018 - Faculdade Madre Thaís forma 29 bacharéis biomédicos
   19/2/2018 - Faculdade Madre Thaís retoma projeto de combate ao câncer de colo uterino
   10/2/2018 - Faculdade oferece oportunidade para o ingresso no ensino superior
   7/2/2018 - Definida a programação oficial do Carnaval de Itacaré
   6/2/2018 - Mascarados são cadastrados para o Carnaval de Itacaré
   1/2/2018 - Prefeitura e SEMA realizarão Cadastro Florestal Rural em Itacaré
   23/1/2018 - Itacaré realiza diversas obras no distrito de Água Fria
   18/1/2018 - Festa do Senhor do Bonfim em Água Fria começa nesta sexta
   17/1/2018 - Projeto de requalificação da orla de Itacaré é debatido com comunidade
   16/1/2018 - Abertas inscrições para Oficina de Percussão em Itacaré
   15/1/2018 - Matrículas da rede municipal de Itacaré vão até o dia 31
   13/1/2018 - Projeto ´Sexta Sem Mosquito´ continua nos bairros e comunidades de Itacaré
   12/1/2018 - Obras do Centro de Canoagem de Itacaré seguem em ritmo acelerado
   30/12/2017 - Decreto proíbe venda de bebidas em garrafa de vidro no réveillon de Itacaré
   28/12/2017 - CrediBahia de Itacaré já investiu cerca de 40 mil nas microempresas
   26/12/2017 - Mutirão para emissão de DAPs para agricultores e pescadores de Itacaré
   24/12/2017 - Obras de alunos de escolas municipais de Itacaré são publicadas em livro
   24/12/2017 - Estudantes da FMT apresentam resultados de pesquisas realizadas na USP
   18/12/2017 - Recuperação das fachadas marca o aniversário do Porto de Trás, em Itacaré
   14/12/2017 - Itacaré realiza sinalização da Praia da Concha



© Jornal Bahia Online | Todos os direitos reservados.   Layout