Inovação pedagógica na FMT cria oportunidades de ensino-aprendizado

Alunos da FMT
Divulgação

O curso de Fisioterapia da Faculdade Madre Thais (FMT), por meio do Núcleo de Pesquisa e extensão (NUPEX), vem inovando sua prática pedagógica, articulando o ensino superior com atividades práticas de pesquisa e extensão. Desta forma, o professor, juntamente com os alunos, a partir da abordagem de problemas concretos, levanta situações problematizadoras e no contato com a comunidade, suscita possibilidades diagnósticas e planos terapêuticos, contribuindo assim com a construção compartilhada do conhecimento, saberes, competências, habilidades e com a ciência.

Segundo a coordenadora do curso de Fisioterapia, professora/Drª. Karla Gresik, “exemplos do exercício dessa prática pedagógica, podem ser visualizados a partir dos projetos de extensão Programa de Orientação e Reabilitação para Deficientes Visuais (Prodevi) e o Programa de Orientação e Reabilitação para portadores de Hanseníase (Proreabih) ligados ao colegiado do Curso de Fisioterapia e enfermagem da FMT”.

O Prodevi, sob a coordenação do professor/Msc. Renato Gonzaga, fruto dos ensinamentos da disciplina Semiologia em Fisioterapia, que se estendeu a um projeto de extensão que atende a comunidade ilheense com algum tipo de deficiência visual e disfunção dos movimentos oculares, tem resultado em várias pesquisas científicas. “A mais recente partiu do questionamento da influência dos movimentos sacádicos (deslocamentos oculares no redirecionamento e fixação visual) sobre o equilíbrio de parkinsonianos (pacientes do CDHI-Ilhéus),” explica o professor.

Segundo o fisioterapeuta Renato Gonzaga , “o estudo se utilizou de testes específicos e escalas validadas, e seus resultados serão apresentados no Seminário Integrador da Faculdade Madre Thais nos dias 06 a 09 de novembro deste corrente ano.” Da mesma forma, o PROREABIH, sob a coordenação da professora/Especialista Gracielle Santos, projeto interdisciplinar ligado aos cursos de Fisioterapia e Enfermagem da FMT, surgiu a partir do ensino na disciplina de Neurociências e tornou formato de extensão atendendo ao público hansênico (ligados ao SESP –Ilhéus), também tem sido alvo de pesquisas científicas.

Uma das pesquisas foi apresentada no Simpósio multidisciplinar em Saúde da FMT (setembro/2017), cujo tema abordou o estigma social da imagem corporal como consequência da doença. Outra pesquisa, mais atual, que também foi aprovada para apresentação no Seminário Integrador da FMT (2017) que traz um estudo transversal sobre o grau de incapacidade física, encontrado nos pacientes avaliados e assistidos pelo projeto, demonstrando a importância do mesmo para a recuperação da capacidade funcional dos pacientes integrantes/participantes.

“A Faculdade Madre Thais vem cumprindo seu papel social de educar para transformar (libertar) conforme ensina Paulo Freire. Principio através do qual, professores, alunos e sociedade, dentro de um processo de aprendizagem compartilhada, desenvolvem um espaço de construção de conhecimentos, saberes e práticas que vai influenciar de forma significativa a formação coletiva dos sujeitos envolvidos nesse processo de educar e ser educado, assegura a diretora Acadêmica da instituição de ensino superior, professora Tatiana Barcelos.