CDL’s se reúnem e debatem assuntos do comércio

Encontro para fortalecer o comércio
Divulgação

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Canavieiras, Ériston Nascimento, e o vice-presidente José Batista Gama, receberam nesta sexta-feira (13) a visita de dirigentes das CDL’s de Ubaitaba, Ilhéus e Itabuna. Durante o encontro, diversos temas de interesse dos lojistas do Sul da Bahia foram objeto de debate, e ficou acertada a elaboração de um documento para ser entregue aos governos Federal e do Estado da Bahia.

Outro destaque da reunião foi a formação de promoções e parcerias com instituições públicas e privadas. Um exemplo positivo citado pelo presidente Ériston Nascimento foi a doação de um veículo zero-quilômetro pela Prefeitura de Canavieiras para a campanha de Natal e Ano Novo. Presente ao encontro, o prefeito de Canavieiras, Dr. Almeida, disse que o apoio ao desenvolvimento é uma das obrigações do poder público municipal.

Segundo o prefeito Dr. Almeida, os recursos para a aquisição do carro para a campanha retornarão em forma de taxas e impostos para a Prefeitura, com o aumento das vendas, além de fazer circular o dinheiro na cidade. “Vamos fortalecer a economia local, manter os empregos atuais e gerar novos, mantendo o nosso comércio dentro de uma perspectiva de crescimento”, disse o prefeito.

Informa o diretor de Comunicação da CDL de Canavieiras, Eduardo Gordiano, que a palavra-chave de hoje nas instituições é a parceria, como estratégia para oferecer novos produtos aos consumidores. E ele ressalta o trabalho neste sentido realizado pela entidade, inclusive com a rádio Costa Sul FM, com a divulgação das ações e promoções realizadas pela CDL de Canavieiras.

Dentre os diversos problemas levantados nas reuniões mensais realizadas pelas CDL’s do Sul da Bahia, um em especial tem causado bastante preocupação, que é o tratamento diferenciado das indústrias em relação às médias e pequenas empresas. Segundo Ériston Nascimento, os preços praticados nas vendas pelas indústrias têm uma grande disparidade, prejudicando a concorrência.

Para o presidente da CDL de Itabuna, Jorge Braga, pelo procedimento adotado pelas indústrias, os megas estabelecimentos vendem o mesmo produto no varejo a um preço menor do que o oferecido às médias e pequenas empresas. “Além de praticar um preço mais alto, eles ainda têm que pagar o imposto, o que vem inviabilizando os negócios”, revela Braga.

Para o presidente da CDL de Ubaitaba, Arildo Favoretti, o comércio é o maior empregador e distribuidor de riquezas nas cidades e essa concorrência predatória está levando muitas empresas a fecharem suas portas, colaborando para o aumento do desemprego. “Não estamos solicitando benesses, o que queremos é receber o mesmo tratamento dispensado às grandes corporações”, reivindica Arildo.

No entender do representante da CDL de Ilhéus, Paulo Moreira, são as médias e pequenas empresas que fazem circular o dinheiro nas cidades, portanto com responsabilidade direta no desenvolvimento. Segundo Moreira, para as grandes empresas o que importa é o lucro transferido para a sede dessas corporações. “Caso uma cidade passe a não interessar mais, elas simplesmente demitem os funcionários, fecham as portas e se mudam, pois não têm vínculo de relação com as comunidades”, analisou.