Valério de Magalhães
Chat da Notícia
Padre Miro Sena

Crédito: Clodoaldo Ribeiro

Padre Miro, o Bispo de Ilhéus

Surpresa. Alegria. Fé. Vitória. Consagração. A notícia vinda direto de Roma, semana passada, sobre a nomeação do padre Miro Sena como novo bispo brasileiro causou uma onda festiva em Ilhéus, onde o sacerdote irradia sua luz de fé e muita ação. O papa Francisco acertou na caneta. Miro é um líder. Como padre, sempre deixa uma lacuna de saudade nas paróquias por onde passa. Foi assim na Paróquia Nossa Senhora da Escada, em Olivença, na de Nossa Senhora da Conceição, em Barro Preto; na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Malhado; Paróquia São Francisco de Assis, zona sul; e ultimamente como vigário geral da Paróquia São Jorge e Catedral de São Sebastião. Nesta última, fez reviver o ânimo cristão no centro de Ilhéus, fazendo muitos fieis retornarem ao templo. Apesar de nascido em Ibirataia, Miro é Cidadão Ilheense de fato e de direito, cujo título foi proposto pelo então vereador Alisson Mendonça. A ordenação de Miro como bispo acontecerá dia 17 de dezembro, na Catedral de Ilhéus, e a posse na diocese de Guarabira, na Paraíba, no dia 2 de fevereiro de 2018. Amém, Axé, Aleluia.

 

A BIBLIOTECA de Itabuna

Ao tempo em que se ocupa com a promoção de seus livros em Portugal e na Espanha, o escritor Cyro de Mattos distribuiu um manifesto para lamentar a situação lamentável da Biblioteca Municipal de Itabuna, cidade que possui uma expressiva rede de ensino público e privado, com mais de 220 mil habitantes e terra natal do maior escritor do mundo, Jorge amado. Denominada Plínio de Almeida, a biblioteca funciona no mesmo espaço onde está a Câmara de Vereadores, embora o patrimônio seja da Fundação Itabunense de Cidadania e Cultura (FICC). Cyro alega que o Poder Legislativo local tem o poder de ir reduzindo o espaço da Casa de Livros e diminuir sua expressão. E lamenta a demonstração de pouco amor ao Amigo Livro.

 

DESFILE no Cidadelle

A editora Mônica Paternostro promoveu o Tour da Moda Impacto no Clube Cidadelle para mostrar as tendências da coleção primavera-verão, no finalzinho de setembro. O desfile foi um grande sucesso e teve seu lado beneficente, pois arrecadou fraldas e latas de leite Ninho doadas ao Grupo de Apoio a Criança com Câncer (GACC). Novos modelos, roupas, calçados e acessórios, mostraram o que tem disponível em lojas como A Paulistinha, Arezzo, Colcci, Pontal Tecidos, Anacapri, Carmen Steffens, Fiorela, clube Melissa, Fórum, Três Marias e muitas outras. A produção acontece também em outras cidades do Sul e Extremo Sul baiano, a exemplo de Eunapólis.

 

Conferência no México

O professor doutor em Antropologia, Augusto Marcondes, esteve no México, semana passada, onde fez conferência no Instituto Nacional de Línguas Indígenas (INALI) e no Museu Nacional de Antropologia. As atividades integraram o simpósio sobre Conflitos Linguísticos e Identitários em Contextos Migratórios. Augusto atualmente coordena o Colegiado de Ciências Sociais do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

 

 

Movimento 

No próximo dia 15 de outubro, acontece em Ilhéus a 1ª Caminhada Pela Paz, Contra a Intolerância Religiosa. A marcha terá concentração às 8 horas, na Avenida Litorânea Norte, no bairro do Malhado, a partir das 8 horas. Um tema atual e necessário.


A VI Conferência Estadual da Advocacia, maior evento jurídico baiano, acontece entre 16 e 18 de outubro, no Sheraton da Bahia Hotel, no Campo Grande. Com o tema “Desafios para valorização da advocacia”, o encontro reunirá importantes nomes da área para debater temas de interesse da categoria, que vive a pior crise da história recente.

 

A histórica cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, ficou ainda mais iluminada com a 7ª Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), que este ano homenageou o poeta e escritor Rui Espinheira Filho. O evento aconteceu de 5 a 8 de outubro.

valeriodemagalhaes@gmail.com

Para acessar as outras fotos, basta clicar sobre elas


Padre Miro Sena

Crédito: Clodoaldo Ribeiro

Desfile de Moda no clube Cidadelle

Crédito: Divulgação

A editora e produtora Mônica Paternostro

Crédito: Divulgação

Professor e antropólogo Augusto Marcondes

Crédito: Divulgação

 
Mais Notícias
   13/11/2017 - Chat da Notícia
   18/10/2017 - Chat da Notícia
   28/9/2017 - Chat da Notícia
   20/9/2017 - Chat da Notícia
   4/4/2014 - Formatura de Enfermagem na Faculdade de Ilhéus
   27/2/2014 - Novas nutricionistas em Ilhéus
   20/2/2014 - Formaturas de Pedagogia na Facsul e na UESC
   11/2/2014 - Novos operadores na seara do Direito
   5/2/2014 - Posse no Abrigo São Vicente
   27/1/2014 - O sonho de Maria
   9/1/2014 - 2014. TV Santa Cruz na Era Digital
   26/12/2013 - FM elege a Garota Gabriela 2014
   11/12/2013 - Primeira Dama inaugura escritório de Design e Decoração em Ilhéus
   28/11/2013 - Vida e obra de Adonias Filho
   29/10/2013 - Um Papo Literário especial
   16/10/2013 - Se Outubro é rosa, Novembro será azul
   15/8/2013 - Concurso Lápis na Mão estimula prática de redação
   5/7/2013 - Tico Mia é a festa do imperdível!
   7/6/2013 - Homenagem a Ramiro Aquino pelos 50 anos na Comunicação
   2/6/2013 - O interativo Giácomo Mancini



© Jornal Bahia Online | Todos os direitos reservados.   Layout