Caixa entrega chaves e dá prazos para moradores do Residencial Vilela mudarem

Festa na entrega das chaves
Secom

Com o apoio de técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), a Caixa iniciou hoje (11) a entrega das chaves do Residencial Vilela, do programa Minha Casa, Minha Vida, em Ilhéus. O gerente regional da instituição, Alberto Catarino, informou que a partir do recebimento das chaves, os beneficiários têm um prazo de 30 dias para a ocupação do imóvel. No entanto, defende que a ocupação ocorra o mais rápido possível para evitar possíveis depredações e invasões dos apartamentos. Ele lembra que todos os 656 beneficiários já haviam feito as vistorias, assinado contrato e dependiam apenas da autorização do Ministério das Cidades para receber as chaves, o que começou a ocorrer hoje (11).

Destinado às famílias de baixa renda, caso os beneficiários do Residencial Vilela não ocupem o imóvel no prazo estabelecido, a Caixa vai notificar para saber o motivo do atraso. Complementando o processo, haverá a anulação do contrato e novas indicações por parte da Secretaria de Desenvolvimento Social. O gerente da Caixa lembra que é terminantemente proibido a venda do imóvel por parte das pessoas que se enquadram no programa. “Quem foi selecionado tem que morar e zelar por ele. Caso queira comercializar, o mutuário terá que quitar a dívida sem o benefício do programa, que é um desconto de 90 por cento no valor do imóvel”, explica Alberto Catarino. “Não sendo desta forma, vai perder o apartamento quem vendeu e quem comprou”, assegura.

Entre abraços afetuosos e de agradecimentos dos novos moradores, o prefeito Mário Alexandre, acompanhado da primeira dama e secretária de Desenvolvimento Social, Soane Galvão, testemunhou a alegria dos beneficiários e destacou a importância de se governar com respeito e transparência. “Muitos desses novos moradores não tinham onde morar e esta é uma realidade que vencemos. Vejo o empenho da equipe da SDS juntamente com o setor de habitação, por assistirem as histórias de vida de cada cidadão, cada cidadã que foi contemplado. O “Minha Casa, Minha Vida” em nossa cidade é uma realidade e ver no rosto o sorriso das pessoas entrando e sua casa e dizendo que agora tem um lugar para chamar de seu, isso não tem preço”, afirmou Mário Alexandre.

Sonho concretizado – “Mudarei até amanhã mesmo se possível, pois é tanta felicidade que não cabe em mim. Estou muito feliz e agradeço a Deus em primeiro lugar, porque antes, morava de aluguel e agora, agora estou com as chaves da casa em minhas mãos”, resumiu a nova moradora Roniele Cruz Gonçalves, de 23 anos.

Já a comerciária Aline Clement, de 39 anos que é mãe do Thiago, de 14, disse que sua luta em ter uma casa própria demorou muitos anos, mas que, hoje, a espera acabou. “Não podia chegar em melhor hora e hoje, me sinto honrada. Acredito ser o melhor presente da minha vida”, agradeceu. 

A secretária de Desenvolvimento Social, Soane Galvão, mostrou que o atendimento as famílias “foi minunciosamente pensado cobrando da equipe detalhamento de todos os passos, do projeto junto à Caixa e construtora, sorteios e entrega. Tudo para que de forma transparente pudéssemos ver famílias que realmente precisavam de casas, fossem as beneficiadas”, disse.  

Estiveram presentes durante a entrega das chaves, os representantes da Superintendência Regional da Caixa; da prefeitura de Ilhéus, secretários, vereadores, além dos novos moradores do Residencial Vilela.