Autoridades da aviação civil farão visita técnica ao Aeroporto Jorge Amado

Encontros importantes em Salvador
Secom

Durante encontro mantido em Salvador, hoje (11), com o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, definiu a realização de uma visita técnica que será feita no Aeroporto Jorge Amado, por representantes do Governo da Bahia, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Infraero e Ministério da Defesa. A data ainda será confirmada já que depende de agenda das autoridades.

Cinco dias atrás, em Brasília, Mário Alexandre, foi recebido pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann. Mário foi debater sobre a reativação dos procedimentos de aproximação por instrumentos do aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus. Na oportunidade, o prefeito de Ilhéus explicou os transtornos e os prejuízos causados à cidade e aos usuários no período de chuvas.

O prefeito disse a Jungmann que durante algumas vezes as empresas têm custos elevados de hospedagem, aluguel de ônibus, querosene e, até mesmo, com custas judiciais oriundas de ações junto ao Procon. “Essa questão faz com que as companhias aéreas cobrem mais caro para operar em Ilhéus devido ao risco financeiro”, disse. Com a volta das operações por instrumentos, as aeronaves dificilmente deixarão de pousar e decolar no aeroporto.

Segundo Mário, toda a região sul da Bahia perdeu diante das limitações impostas, anos atrás, ao Aeroporto Jorge Amado. Com as medidas propostas, as empresas poderão ofertar mais assentos, reduzir o valor das passagens e aumentar a capacidade de carga embarcada. Além disso, há um ganho substancial na segurança das operações de pousos e decolagens quando feitas através dos instrumentos, utilizando a precisão dos sistemas automáticos das aeronaves.

Hoje, após o encontro em Salvador, o prefeito de Ilhéus afirmou que a visita técnica é fruto dos entendimentos que vem mantendo com os governos da Bahia e federal e trata-se de uma esperança da população regional para que o aeroporto volte a operar por instrumentos.

Encontro também no Desenbahia - Também em Salvador, o prefeito cumpriu agenda na Desenbahia, a agência de fomento do estado. Se reuniu com o presidente Otto Alencar Filho, acompanhado da deputada estadual Ângela Sousa, em busca de novas e boas parcerias para Ilhéus. “Reivindiquei recursos da instituição para investimentos nas políticas públicas de pavimentação, saneamento básico, aquisição de máquinas e veículos, dentre eles, ambulâncias que servirão melhor à população da minha cidade”, disse ao final do encontro.