Projeto Informar para não afogar tem mais uma etapa na Praia do Norte

Esclarecimentos quanto ao perigo do mar
Secom

Mais uma edição do projeto “Informar para não afogar” será realizada no próximo domingo, dia 13,a partir das 8 horas.Desta vez o projeto será na Praia do Norte. A iniciativa, promovida pelo Corpo de Salva Vidas – vinculado à Secretaria de Administração, tem a finalidade de conscientizar a população e turistas sobre os riscos de afogamento durante o banho de mar.

No início deste mês, a ação foi realizada na Praia do Sul. Agora, a campanha será promovidA a partir do bangalô North Shore, no início da orla norte da cidade. Na oportunidade, os banhistas participarão de palestras que abordam os índices de afogamentos e medidas de prevenção e de atividades práticas como primeiros socorros e técnicas de salvamento aquático.

Segundo Domingos Madureira, integrante do grupo de Salva-Vidas do Município e idealizador do projeto, a iniciativa acontecerá durante o Circuito Davi Mendes de Surf, evento que deverá atrair inúmeros banhistas ao local. Ele explica que o projeto está à disposição de outras localidades. Para isso, os interessados devem procurar a base do corpo de Salva Vidas, na Avenida Soares Lopes, centro da cidade.

O município de Ilhéus possui a maior extensão de litoral do Estado da Bahia. De acordo com Madureira, iniciativas como esta têm contribuído para a redução do índice de afogamentos no litoral do município, além de proporcionar maior aproximação do corpo de Salva Vidas com a comunidade.

Orientações – Durante a execução do projeto, os banhistas são orientados sobre a definição e tipos de afogamento, mecanismo da lesão, técnicas de suporte básico de vida em afogamento, resgate aquático com prancha de surf, além de medidas de prevenção, como evitar tomar banho em área não supervisionada; não ingerir grandes quantidades de bebidas alcoólicas antes de tomar banho; obedecer à sinalização nas praias; evitar tomar banho de mar sozinho; manter 100% de atenção às crianças, entre outros.