Prefeitura já efetivou 56 por cento das vagas do concurso público

Medida visa melhorar o atendimento ao público
Secom

Das 528 vagas disponibilizadas no concurso público realizado pela Prefeitura de Ilhéus, 337 novos servidores já foram efetivados nos cargos para os quais foram aprovados, resultando da ocupação de 56 por cento das vagas ofertadas.

As áreas de Saúde (nível médio e superior) e Educação (superior) foram as que tiveram mais servidores efetivados, de acordo com informações do diretor de RH, Antônio Rodrigo Viana Ramos. Esta semana, mais 15 servidores foram chamados pelo prefeito Mário Alexandre para ser integrados ao serviço público municipal.

Segundo Rodrigo Ramos, alguns setores ainda não tiveram as vagas ocupadas por que a medida resultaria em um aumento considerável da folha de pessoal, por conta equiparações salariais.

Por exemplo: em 2016, quando ocorreu o concurso público, um Guarda Municipal percebia um salário base de 937 reais. O atual governo concedeu um reajuste à categoria e, no início deste ano, os guardas passaram a receber salário base de 1.042,85. No entanto, o salário base ofertado para a categoria no concurso público é de 1.800 reais.

“Isso significa dizer que, no caso de novas convocações para os cargos com essa divergência de salário, o município terá que reajustar os salários dos demais servidores da mesma carreira, para o mesmo valor dos salários conforme edital do concurso, condição que, neste momento, a Prefeitura não tem como arcar”, revela o chefe do RH.

Um estudo realizado pelo setor, mostra que caso a Prefeitura resolvesse efetivar todos convocados neste contexto de equiparação salarial, haveria a necessidade de uma complementação de 10 milhões de reais dos cofres públicos, por ano, para garantir o pagamento da folha salarial e seus encargos.