Organizações serão capacitadas para monitorar orçamento público para mobilidade

Ponte Lomanto Júnior
Divulgação

Nos dias 10 e 11 de outubro, representantes de cinco organizações da sociedade civil de Ilhéus participam de uma capacitação para monitorar o orçamento público para Mobilidade Urbana. A atividade faz parte do projeto “MobCidades – Mobilidade, Orçamento e Direito à Cidade”, financiado pela União Europeia, no qual 10 movimentos de cidades brasileiras – dentre eles, o Instituto Nossa Ilhéus (INI) - buscam fortalecer políticas para o setor.

As organizações locais que foram convidadas para participar da capacitação são também consideradas co-executoras do projeto na cidade. Assim, três representantes de cada uma delas, além do INI, serão treinados e multiplicarão o conhecimento para seus pares. São elas: Associação Beneficente de Deficientes Físicos de Ilhéus (ABEDEFI), Associação de Ciclistas de Ilhéus, Associação de Moradores do Bairro Hernane Sá e Rotary Club Jorge Amado. 

Vindos de Brasília, os facilitadores Yuriê Baptista e Leila Saraiva representam o Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC), coordenador nacional do MobCidades. Dentre as abordagens do treinamento, estão ciclo orçamentário, direito à cidade, compreensão sobre o mapa da cidade, leis orçamentárias e planos de incidência. A capacitação acontece de 9h às 18h, no Auditório do Sebrae.