Gestão, conselho e políticas culturais serão discutidos no TMI

Teatro Municipal
Secom

Começa nesta sexta-feira, 29, e vai até o dia 1º de outubro, no Teatro Municipal de Ilhéus, o seminário sobre “Gestão, conselho e políticas culturais”, o lugar da cultura na gestão pública. Na abertura, uma primeira ‘Roda de conversa’, às 19 horas, sobre “Pontos de cultura para além da cultura viva”, com a participação do presidente da Associação do Culto Africano Itabunense, Lula Dantas, além dos integrantes do pontal Instituto InterCidadania (Iteia), Cris Alves e Pedro Jatobá.

Uma segunda ‘Roda de conversa’, acontecerá no sábado (30), a partir das 11 horas, mediada pelo coordenador de relações institucionais da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Kuka Matos. Os participantes compartilharão experiências de sustentabilidade e articulações que podem fortalecer os pontos de cultura mesmo depois do financiamento público. Outros encontros ocorrem ainda das 8 às 12 e 14 às 18 horas; e no dia 1º de outubro, das 9 às 12 e 14 às 17 horas.

“O diálogo com o Ministério da Cultura (MinC) sobre pontos de cultura está fragilizado. Há tentativa de desestabilização dos movimentos instituídos e isso influi diretamente no financiamento. Precisamos encontrar estratégias que apontem caminhos para os pontos e as ‘Rodas de conversa’ podem ser um norte”, pontuou o curador do evento, Pawlo Cidade.

A iniciativa é da Comunidade Tia Marita, em parceria com a secretaria municipal de Cultura (Secult). O apoio institucional é da Córdula Responsabilidade Cultural, Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Território Litoral Sul (Faeg-Sul) e Iteia. O apoio cultural é da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Sebrae e da Ilhéus FM.

Os interessados em participar das rodas de conversas, devem se inscrever através do endereço eletrônico www.gestaodacultura.blogspot.com