Evento nacional sobre legado de Karl Marx começará em Ilhéus dia 4

Karl Marx
Arquivo

Ainda há tempo para se inscrever como ouvinte no I Colóquio O Homem e seu Entorno – Karl Marx no Século XXI, a ser realizado entre os dias 4 e 6 de outubro no campus da Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus. Estudantes e professores da rede pública e privada da região e acadêmicos de universidades do Brasil são esperados para os três dias do evento promovido conjuntamente pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e a UESC. O prazo para inscrições de trabalhos, por outro lado, acabou no dia 1º de setembro.

Dentre os convidados confirmados para proferir palestras e conferências, estão o reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ricardo Leher; Mauro Castelo Branco (UFBA), Ademar Bogo (FASB), Jorge Grespan (USP), Ricardo Tassinari (UNESP), Cynthia de Cássia Santos Barra (UFSB), Márcio Augusto Vicente de Carvalho (UFSB), Rafael Siqueira Guimarães (UFSB), José Glauco Ribeiro Tostes (UENF-RJ) e Alex Martoni (CES-JF).

O evento se propõe a rememorar os 150 anos da publicação da obra O Capital, principal contribuição de Karl Marx e a refletir sobre a influência do seu legado. Com isso, se quer fomentar o contato e o debate a respeito do pensamento marxista, uma das fontes mais buscadas para a compreensão do momento difícil do mundo de hoje, especialmente depois da crise financeira de 2007-2008.

Estudantes de qualquer nível (Educação Básica ou Ensino Superior), professores, pesquisadores e pessoas da comunidade externa podem se inscrever na modalidade “ouvinte”. Isso dá direito a acompanhar todas as atividades do evento (conferências, mesas-redondas, seções temáticas e confraternização) e a receber um certificado de participação no final do Colóquio.

​A inscrição pode ser feita informando nome completo, titulação ou profissão, e-mail e telefone para contato presencialmente no primeiro dia do evento, ou por e-mail para coloquiomarxsec21@gmail.com.

O I Colóquio é uma promoção conjunta do Instituto de Artes, Humanidades e Ciências (IHAC) do Campus Jorge Amado da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), do Grupo de Pesquisas Avançadas em Materialidades, Ambiências e Tecnologias, do Laboratório de Estudos em Teorias e Escritas da História (LETEH), e do Grupo de Pesquisa Marx no Século XXI. O evento tem o apoio da UFSB, da UESC e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).