Prefeito diz que áreas de lixões em bairros vão ser transformadas em arenas

Ao invés de lixo, lazer
Secom/Clodoaldo Ribeiro

Onde neste final de semana desportistas da região do Jardim Atlântico, zona sul de Ilhéus, disputaram um campeonato de futevôlei, antes havia um ponto urbano de lixo. O espaço foi revitalizado e hoje é mais uma opção de lazer para os membros da Associação de Futevôlei de Ilhéus.

Neste caso, o exemplo bem sucedido de transformação e revitalização do espaço para a prática esportiva contou com a participação efetiva da iniciativa privada. Neste domingo, duplas de Ilhéus e de Salvador disputaram um campeonato interno e receberam a visita do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, que foi conhecer o projeto de perto.

Modelo - “O que eles fizeram aqui, por intermédio da iniciativa privada, é o que começamos a fazer, também com sucesso, em espaços públicos onde são depositados entulhos e lixo doméstico na zona urbana de Ilhéus”, comparou o prefeito. Nos últimos meses, a prefeitura tem investido na construção de arenas em áreas antes só serviam como depósito de lixo. Outras já existentes – mas que estavam necessitando de reestruturação - também foram beneficiadas.

O campinho de areia existente no Caminho 7, no bairro Hernani Sá, zona sul do município, passa por requalificação. Em alguns destes locais, os espaços já motivam a prática esportiva, a exemplo do bairro São Miguel e nas imediações da sede da AABB, que ganharam quadras de futebol de areia.

Serviços feitos - Ainda no bojo deste plano de ação, passaram por melhorias as arenas esportivas já existentes, das avenidas Litorânea Norte, no bairro do Malhado e Soares Lopes, centro. Ambas foram recuperadas recentemente. Inclusive, nesta última, a atual gestão fez intervenções na iluminação pública do local onde já ocorrem atividades esportivas no período noturno. A prefeitura também já fez melhorias no complexo esportivo do bairro Nossa Senhora das Vitórias, enquanto a quadra de esportes do bairro Savóia está sendo reformada. No Basílio, o espaço que estava abandonado já foi revitalizado.

A proposta, de acordo com o prefeito de Ilhéus, é chegar ao final deste mandato com arenas distribuídas por toda a cidade. “A intenção é beneficiar todos os bairros da cidade, utilizando áreas de domínio público ou pertencentes às associações”, projeta.

“Iniciativas como o surgimento de novos espaços já motivam a Federação Bahiana de Futevôlei a dialogar com o governo para a realização de um grande evento na cidade”, revela Danilo Rabat, diretor de Esportes do município. Dirigentes da FBFV iniciaram conversa com o prefeito Mário Alexandre para o município sediar uma etapa do campeonato estadual da modalidade. “As tratativas estão avançadas”, garante Rabat. O programa de requalificação e de criação de arenas de areia nos bairros de Ilhéus é feito em parceria com a secretaria municipal de Serviços Urbanos.