Autoridades cubanas se emocionam com riquezas natural e cultural de Ilhéus

Comitiva visita Igreja da Piedade
Secom

Emocionado. Fascinantemente emocionado. A declaração é do embaixador de Cuba no Brasil, Rolando Gomes, ao visitar pontos turísticos de Ilhéus, no último final de semana. Acompanhado do vice-prefeito do município, José Nazal, o embaixador, a Cônsul Geral de Cuba para o Nordeste, Laura Pujol; e membros da Coordenação Nacional Brigada Médica de Cuba, visitaram as igrejas da Piedade e a Catedral de São Sebastião, a Casa de Jorge Amado, o Palácio Paranaguá e o Teatro Municipal e ficaram encantados com as riquezas arquitetônica e natural da cidade que este ano completou 483 anos de fundação. À noite, a comitiva encerrou a visita oficial a Ilhéus, durante um jantar que contou com a presença do prefeito Mário Alexandre.

A visita da comitiva cubana a Ilhéus teve o objetivo de conhecer a região, dialogar sobre ações para o setor e se reunir com médicos cubanos que atuam no território. No sábado pela manhã, eles se reuniram na Universidade Estadual de Santa Cruz com 92 médicos de 56 municípios do sul da Bahia.

O prefeito Mário Alexandre destaca que Cuba é uma referência mundial no setor, apresentando índices de países desenvolvidos. A visita das autoridades cubanas, segundo o prefeito de Ilhéus, estreita laços e abre portas para a melhoria do sistema público de saúde através de experiências que são referência para o mundo. Mário Alexandre, Jozé Nazal e secretários municipais também participaram de um jantar de confraternização.

“Passamos a ser amigos para sempre”, disse o embaixador Rolando Gomes. Entre os presentes que o embaixador e a cônsul levam de volta para Brasília está o livro “Minha Ilhéus”, de autoria de José Nazal, que se encontra em sua terceira edição e registra aspectos históricos do município.