Jane Hilda, a mais nova imortal da ALI

Jane Hilda
Divulgação/Milena Palladino

Em 22 de setembro próximo, às 19 horas, a Academia de Letras de Ilhéus realiza sessão festiva de posse da nova acadêmica Jane Hilda Mendonça Badaró, para a cadeira n.6, cadeira anteriormente ocupada por sua genitora Janete Mendonça Badaró, e cujo patrono é Antonio Pessoa Costa e Silva e Fundador Leones da Fonseca. Primeira mulher a ingressar na Academia de Letras de Ilhéus, a escritora, advogada, jornalista e poeta ilheense Janete Mendonça Badaró nasceu em 16 de julho de 1935, e morreu em 25 de julho de 2015. Nos seus 80 anos de vida construiu uma bela história.

Casou-se com Carlos Alberto Ramagem Badaró (in memoriam) e teve cinco filhos: Arilton Carlos, Jane Kátia, Jane Suely, Carlos Alberto Filho e Jane Hilda. Formou-se em Letras e Direito, escreveu dois livros de poesias, intitulados “Momentos” e “Máscaras em Procissão”, exerceu funções em cargos públicos no município de Ilhéus, e atuou na imprensa regional por vários anos. A cadeira que vagou naquele sodalício, em função de seu desencarne, doravante, passa a ser ocupada por sua filha Jane Hilda, eleita que foi, em agosto p.p., para ingressar naquela confraria. A recepção da nova acadêmica – que tradicionalmente ocorre através de um discurso de saudação por um dos membros da Casa - será feita pela escritora e jornalista, Maria Schaun, em sessão conduzida pelo professor André Luiz Rosa Ribeiro, Presidente da ALI.

 

A nova acadêmica, de múltiplos dons, possui diversas publicações de textos  jurídicos, textos jornalísticos, colunas de arte e cultura, colunas de variedades, crônicas, e poesias, em jornais, revistas, periódicos e blogs, além de participação em coletâneas regionais de poesias. É autora do livro "Imagens e Sentimentos: Poemas (Des)engavetados  e Pinturas"- editora Mondrongo, 2016. Seu livro contém um “prefácio póstumo” de Abel Pereira, que nos idos de 1991 escreveu o poema “Versos Circunstanciais” – à propósito da sua poesia.  É também artista plástica com várias exposições individuais em Ilhéus, e participações em exposições coletivas em Ilhéus, em outros estados brasileiros, e em outros países, a exemplo de França, Portugal, Espanha, Japão, dentre outros. É Membro da Academia Latino-Americana de Arte- ALA- presidida por Fabio Porchat, com participação em livro bilingue editado por aquela instituição. Em 2012 esteve participando do Salão de Arte Contemporânea no Carrousel do Louvre, em Paris, sob a chancela do Governo Brasileiro, após vencer edital próprio. Levou obras com a temática amadiana, por ela produzidas, no ano das comemorações do centenário de Jorge Amado.

 

“Chego humildemente na Academia de Letras de Ilhéus. Espírito inquieto que sou, gosto de rabiscar escritos jurídicos, traços, palavras e cores - e, reiteradas vezes, me pego distraída a abrir portinholas da imaginação para deixar-me passear livre entre céu, mar e terra- chego, entretanto, neste sodalício, com atenção devida, pés no chão, e o firme propósito de "servir a pátria - servindo a minha cidade – cultuando as letras e as artes". Diante de mim um portal, e um caminho, que chamam ao crescimento intelectual e ao crescimento interior.

Quanto a ela, minha amada poeta mãe Janete Badaró, em meus silenciosos momentos de reflexão e trabalho espiritual, já pedi licença, me comprometendo a honrar a cadeira n. 6 da ALI, da qual ela foi titular, e que passo a sucedê-la. Uma responsabilidade que assumo com alegria, posto que, dentro de minhas lembranças, e do meu coração, ela está muito viva! Aí um dos sentidos mais sublimes de imortalidade: pelo eterno amor que nos une, pelo amor que ela espalhou nos caminhos trilhados enquanto encarnada. E pela beleza de sua vida e se sua obra, que agora, mais que nunca, tenho o dever de perpetuar”, diz Jane Hilda.

Jane Hilda Mendonça Badaró, 55, nascida no Rio de Janeiro em 11 de março de 1962, reside em Ilhéus/Bahia desde os nove (9) meses de idade. Possui três filhos: Samuel, Felipe e Daniel Ravi; e tem como companheiro e esposo o pernambucano Josenaldo Ramos de Menezes. Jane Hilda possui uma trajetória de militância em atividades ligadas à arte e cultura, à imprensa, ao Direito, e ao magistério superior. Possui diversas participações, e/ou realizações, em teatro, performances, música e artes plásticas. Foi uma das editoras da ILHÉUS REVISTA, e Assessora de Imprensa da Fundação Cultural de Ilhéus. Atualmente assina coluna “Fatos & Gente” na Revista Folha da Praia. Formada em Direito desde 1991, obteve o título de Mestre em Direito em 2005(UFPE), com a defesa da dissertação “Direito ao Trabalho: Reflexões à luz dos Direitos Humanos e Fundamentais”. É advogada, e professora da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC/DCIJUR. Coordenou o Colegiado do Curso de Direito no biênio 2007/2009. Coordena o Núcleo de Prática Jurídica – Escritório Modelo do Curso de Direito da UESC- ESAD, e é membro do Comitê de Ética de Pesquisas com Seres Humanos naquela instituição. Presidiu Conselho Editorial da Revista Jurídica DIKÉ/EDITUS/ UESC por um biênio.