Passarela sobre o rio Cachoeira é prioridade para mobilidade urbana, diz governo

Obra segue em ritmo acelerado
Ascom

Incluída entre as prioridades de mobilidade urbana do prefeito Fernando Gomes para este ano, prosseguem as obras de construção da passarela sobre o rio Cachoeira e que estão sendo executadas pela Minas Aço, vencedora da licitação para implementação do projeto executivo. Segundo o secretário de Administração e interino de Governo, Dinailson Gomes, em entrevista à TV Cabrália, já estão concluídas as fundações laterais nas duas margens da passarela em terra firme – na praça Rio Cachoeira e na avenida Firmino Alves- e agora com a construção de uma  pilastra na Ilha do Jegue .

Ele também destaca que o prefeito vem reunindo com os secretários de Administração e de Desenvolvimento Urbano para acelerar projetos voltados para a mobilidade urbana, o que inclui a construção de uma nova ponte sobre o rio Cachoeira. Já a passarela deverá ser concluída ainda nos próximos meses com a colocação da estrutura metálica. 

As ações de melhoria da mobilidade urbana vão incluir ainda segundo Dinailson Oliveira, a contratação através da Secretaria de Transporte e Trânsito, de um estudo para o reordenamento do tráfego  em Itabuna,  com 221 mil habitantes e onde circulam por dia mais de 100 mil veículos, dos quais 70 mil emplacados na cidade.

PassarelaO diretor de projetos e engenharia da Sedur, Geraldo Briglia, informa que no estágio atual os trabalhadores da Minas Aço estão preparando o bloco de uma pilastra na Ilha do Jegue e as outras duas dentro do rio, que  estão a depender do diminuição das chuvas intensas que têm caído na região e não permitiram a redução do nível do rio Cachoeira, mesmo com a abertura das comportas da barragem.

O projeto prevê a construção de cinco pilastras e a parte estrutural da obra será de aço, com um sistema de estrutura metálica para a passagem de pedestres entre o centro de Itabuna e a zona sul da cidade, beneficiando moradores do Conceição e Góes Calmon, bem como dos bairros adjacentes.