Reativado o Conselho Municipal de Turismo

Conselho efetivado
Secom

Durante reunião ocorrida no plenário da Câmara de Vereadores de Ilhéus, empresários, gestores públicos e representantes da sociedade civil organizada promoveram a reativação do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), cujo funcionamento é indispensável ao desenvolvimento da política de incremento da atividade turística no município.

De acordo com o secretário municipal de Turismo e Esportes, Roberto Lobão, este é mais um passo que simboliza o avanço do turismo local. O Conselho Municipal de Turismo se constitui numa instância de planejamento participativo nas gestões locais, sendo considerado um fórum deliberativo no tema turismo.

O evento contou com a presença de cerca de 40 pessoas, estando representadas 14 entidades do terceiro setor e da iniciativa privada. O Comtur é composto  por cinco representantes do governo municipal e de dez da sociedade civil organizada.

Dentre as entidades presentes, foram escolhidas para integrar o colegiado, a Atil (Associação de Turismo de Ilhéus), ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), Convention Bureau Costa do Cacau, Sindsul, Cooperbom, Instituto Nossa Ilhéus, Grupo Afro Cultural Dilazenze, Associação da Lagoa Encantada (Alec) e Sindicato dos Meios de Hospedagem do Litoral Sul da Bahia.

“Através do Conselho de Turismo, a sociedade exerce o controle social de políticas públicas para o setor, participa do debate sobre os programas de incentivo a essa atividade econômica, aprova a gestão do Fundo Municipal de Turismo, entre outras ações”,  salienta o secretário Roberto Lobão.