Vacinação contra HPV alcançou bom público

Vacinação no final de semana atingiu os objetivos
Secom

Segundo dados da secretaria municipal de Saúde (Sesau), 722 pessoas foram imunizadas contra o HPV (Human Papiloma Virus). A ação aconteceu na manhã do último sábado (02), com um plantão de vacinação destinado a homens e mulheres na faixa etária de 15 a 26 anos. Dois postos volantes foram instalados no Calçadão Marquês de Paranaguá, em frente ao INSS, no Terminal Rodoviário Urbano e no Centro de Convenções, durante a campanha de Rastreamento do Câncer de Mama.

De acordo com a secretária de Saúde, Elisângela Oliveira, “esse é o momento que os pais devem estar cientes da importância de trazerem seus filhos para serem imunizados, especificamente meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos de idade e, da mesma forma, pessoas de até 26 anos de idades, portadoras de Aids e HIV”, ressaltou.

Orientação – Para a coordenadora de Imunização da Sesau, Walkiria Cardeal, é salutar que os pais saibam que não existe tratamento totalmente eficaz para eliminar o vírus sem o auxílio da vacina que é quadrivalente. “Ela é eficaz na prevenção do câncer de colo de útero, de ânus, pênis e vagina”, relata, acrescentando que o HPV é dependente da imunidade do indivíduo.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a cada ano no Brasil surgem 15 mil novos casos de câncer de colo de útero e cerca de 5 mil mulheres morrem por esta doença. Nos homens protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus. Além disso, previne mais de 98% das verrugas genitais, doença estigmatizante e de difícil tratamento.

A vacina é a principal forma de prevenção por isso é importante que toda menina de 9 a 11 anos receba as três doses da vacina HPV. A campanha de vacinação contra o HPV segue nas unidades e postos de saúde do município. Quem for se vacinar deve levar a carteira de vacinação.