Movimento articula recuperação da BA 676

Imagem da reinauguração da rodovia pelo então governador Jaques Wagner
Arquivo/GovBa/Manu Dias

As condições precárias da estrada BA-676 levaram um grupo de produtores agrícolas que utilizam essa importante via a unir forças e confeccionar um manifesto para cobrar providências das autoridades municipais locais com extensão ao governo do Estado da Bahia. A coleta de assinaturas acabou nesta semana e o documento será entregue à prefeitura de Una, principal município cortado pela estrada.

O grupo idealizador do manifesto se estruturou por e-mail mas tomou força com a utilização de um dos aplicativos de comunicação digital instantânea. As postagens regulares validam essa iniciativa, o que até bem pouco tempo não parecia compatível ao ambiente rural,  promovem o monitoramento constante e eficiente da situação diária da estrada e cobram  reparos emergentes. Mas nem só com reclamações o movimento toma forma, sugestões com os expertises dos participantes auxiliam as ações das autoridades locais que tem representantes no grupo digital.

O diálogo possível tem movimentado as equipes das prefeituras de Arataca e Una, pontos principais da extensão da BA-676, e tende a gerar mais resultados por essa constante comunicação direta com os responsáveis pela manutenção da estrada. Por outro lado, o documento/manifesto com a coleta de milhares de assinaturas, oficializa a ação do grupo.

A estrada parte da BR 101 na altura do entreposto Rio Branco, a 70 Km ao sul da cidade de Itabuna, tem 5 km asfaltados até Arataca e percorre 53 quilômetros até a sede do município de Una, passando por assentamentos como o Grupo Santo Antônio, Rio Aliança entre outros, as vilas Jequié (Ruinha), Cairua, Colônia e o município de Santa Luzia. Construída “à braço do homem” por volta do ano 1945 quando o então líder do município de Una era Manoel Pereira de Almeida, teve seu primeiro trecho de 5 km asfaltado em 2013 e inaugurado pelo então governador do estado, Jaques Wagner em 2013.

Depois disso, documentos como a Indicação 20.680/2014 já foram entregues ao governo do estado mas pouco foi feito por sua melhoria. É a mais importante via de acesso às instalações e propriedades dessa micro região, servindo de escoamento para vários tipos de produção agrícola tais como cacau, açaí, banana, mangostim, dendê etc, tornando-se o eixo central de movimentação da economia dos municípios de Arataca e Una que são de extrema importância para a economia do estado. Além disso a estrada cumpre as importantes funções de possibilitar o transporte de todos os alunos da rede de escolas rurais e urbanas de ambos os municípios (que muitas vezes não chegam à escola pela condição da estrada), garante o direito do ir e vir do trabalhador rural que por ela se movimenta diariamente e é via de acesso a dois importantes parques nacionais do Brasil, o Parque Nacional Serra das Lontras e o Parque Ecológico de Una.

O manifesto será entregue ao prefeito Tiago de Dejair de Una, no dia 23 às 9 horas com a presença de alguns dos protagonistas do grupo como Elias e Fred Gedeon, Fausto Pinheiro e Cleber Roriz Ferreira, entre outros.

Uma vez protocolado nessa instância, seguirá para o governo do estado em sua secretaria responsável, para o andamento das ações cabíveis. O grupo seguirá atento a este encaminhamento e a vigília digital continuará ativa mesmo depois do documento protocolado.