Parcerias darão incentivo ao esporte amador

Reunião aconteceu em Salvador, na sede da Sudesb
Secom

O esporte amador de Ilhéus vai ganhar a Caravana do Lazer. O programa itinerante do Governo do Estado é realizado por meio da Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e oferece formação e atividades recreativas e de lazer para a juventude.

O anúncio foi feito hoje (8), em Salvador, durante encontro mantido pelo prefeito Mário Alexandre com o diretor-geral da Sudesb, Elias Dourado. Ainda participaram da reunião, o secretário municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Hermano Fahning, o deputado federal Davidson Magalhães (PC do B) e a deputada estadual, Ângela Sousa (PSD).

O data de início do projeto e o bairro beneficiado ainda estão sendo estudados pela Prefeitura e Sudesb e serão divulgados nas próximas semanas. Segundo Mário Alexandre, ainda será possível fazer uma análise mais ampla para a implantação de um projeto de canoagem, o incentivo a prática do remo, futebol, futebol de salão, taekwondo entre outras modalidades.

Disseminar a prática esportiva - Criado pela Sudesb, o Programa Caravana do Lazer visa dar aos participantes, conhecimento para que possa disseminar teorias e práticas de esporte e lazer, tornando-os capazes de interagir e atuar em projetos sociais que existem na região. Para fortalecer a iniciativa, a Sudesb garantiu a doação de materiais esportivos voltados para o apoio ao esporte, principalmente futebol de salão e de campo.

Também ficou agendado para o dia 22 de setembro o curso de atualização de técnicos e árbitros de futebol, que vai acontecer em Ilhéus. Durante a audiência a Sudesb também autorizou o início do processo de capacitação para os agentes que irão atuar no Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC), um outro importante projeto esportivo que além de proporcionar a prática de atividades físicas, culturais e de lazer que envolve todas as faixas etárias e pessoas com deficiência, também busca estimular a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, contribuindo para que o esporte e o lazer sejam tratados como políticas públicas e de direitos de todos.